top of page

02- Sua vida depende do seu coração

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4:23


A coisa mais difícil (pelo menos para mim) é guardar o coração, principalmente nessa geração onde somos diariamente ‘cobrados’ acerca da nossa imagem, dos nossos resultados e das conquistas. É exigido de nós uma carga pesada de energia emocional para lidar com as cobranças, expectativas, frustrações e milhares de outros sentimentos e situações que surgem a cada manhã.


Somos a geração que mais sofre com problemas emocionais e a que mais fala sobre essas questões. Mesmo com tantas informações muitos de nós tem perecido sem saber o que fazer para lidar com esses fardos emocionais tão pesados.


Em Provérbios 4:23 existe um conselho essencial para termos uma vida plena mesmo diante de situações difíceis. Guardar o coração é o conselho de Salomão, existe uma justificativa muito interesse nesse conselho, precisamos guardar o coração porque é através dele que temos vida. Na versão NTLH é usada a palavra pensamento no lugar de coração, faz sentido porque se permitimos que coisas sejam elas boas ou ruins penetrem em nossa mente muito em breve elas podem ir para o nosso coração.


O conselho de Salomão é muito pertinente nos dias que estamos vivendo, muitas vezes estamos com fardos emocionais porque ainda não aprendemos a filtrar aquilo que deve ou não permanecer em nosso coração. Claramente essa não é a tarefa mais fácil do mundo, principalmente porque recebemos muita informação todos os dias e muita das vezes essas informações e situações geram em nós sentimentos que destroem pouco a pouco nossa alma.


Mesmo que guardar o coração seja uma tarefa penosa, podemos contar com a ajuda de Jesus, Ele é o maior interessado no nosso coração e espera que pelo poder da Sua palavra nós possamos encontrar paz. Em João 14:1 Jesus diz aos seus discípulos: ‘Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.’ Ele está dizendo isso para nós hoje, creia nEle e no Deus Pai, creia que Ele cuida de você e conhece cada parte do seu coração, creia que esse sentimento ou situação que aflige seu coração é algo passageiro e abra o seu coração para que Jesus purifique ele. Jesus é o caminho, a verdade e a vida, creia que Ele pode mudar seu caminho, que Ele pode derrubar as mentiras que estão no seu coração e pode trazer vida onde não existe vida.


Apóstolo Paulo em sua carta direcionada aos Filipos dá uma instrução muito interessante, ele diz a igreja de Filipenses para encher a mente deles com tudo que é bom, verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente (Fp 4:8). Que você possa guardar o seu coração em Deus, que seus pensamentos sejam repletos de coisas que geram vida e que o Senhor opere transformação em cada parte de seu coração. Caso você esteja com fardos emocionais muito pesados não exite em buscar ajuda profissional e espiritual. Eu sei que o bom Pai que cuida dos teus filhos colocará alguém para te ajudar!


Para refletir:

- Aquilo que você pensa tem gerado vida ou morte em você?

- Os seus pensamentos tem gerado paz no seu coração ou deixado ele aflito?

- Você está com muitos fardos emocionais? (medo, insegurança, rancor, mágoa e etc) Se sim, como você tem lidado com isso?

- Existe alguém de confiança que você pode pedir ajuda acerca desses fardos emocionais?


Por Mariana Cruz

bottom of page