top of page

Provérbios 2 - A sabedoria guarda nosso caminho

2:1-4 Caminhar com Deus

“Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos; se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto, se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido”


Não existe maior privilégio para alguém do que ser chamado filho de Deus. Para que a realidade espiritual do conhecimento de Deus seja uma constante na vida do cristão, ele deve guardar a Palavra em seu coração.

Obter sabedoria espiritual não é algo que pode ser feito somente no final de semana, ou nos cultos de domingo, é uma disciplina diária que deve ser mantida até o resto da vida. Muitas pessoas passam a vida atrás de riquezas, mas muito mais importante do que ouro e prata é a sabedoria que vem dos céus.


2:5-8 Origem da sabedoria

“então você entenderá o que é temer ao Senhor e achará o conhecimento de Deus. Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento. Ele reserva a sensatez para o justo; como um escudo protege quem anda com integridade, pois guarda a vereda do justo e protege o caminho de seus fiéis.”

Ser sábio é olhar para a vida com os olhos de Deus e agira da mesma maneira que Deus age. Somente alguém sábio tem o discernimento necessário para identificar o que realmente tem valor nessa vida. A verdadeira sabedoria não se recebe em aulas da faculdade ou lendo bons livros. A sabedoria é um dom exclusivo de Deus, que só podemos obter nele, devemos ser busca-la com todas as nossas forças. 2:9-11 Discernimento

“Então você entenderá o que é justo, direito e certo, e aprenderá os caminhos do bem. Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento será agradável à sua alma. O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá.”


A obediência a Deus abre o caminho do entendimento. Os que amam a Deus e seus mandamentos entendem o que é certo e justo. Estes serão guardados pelo bom senso e protegidos pelo discernimento. 2:12-15 Caminhos maus

“A sabedoria o livrará do caminho dos maus, dos homens de palavras perversas, que abandonam as veredas retas para andar por caminhos de trevas, têm prazer em fazer o mal e exultam com a maldade dos perversos, gente que anda por veredas tortuosas, e no caminho se extraviam.”


Em Provérbios existe uma comparação muito importante, o caminho dos justos é comparado a luz, e dos maus as trevas. Nós vivemos em uma sociedade onde a inversão de valores é cada vez mais natural, muitas pessoas sentem alegria em fazer o mal, os que buscam alegria no pecado serão enganados e viveram uma falsa felicidade.


2:16-19 A insensatez do adultério

"Ela também o livrará da mulher imoral, da pervertida que seduz com suas palavras, que abandona aquele que desde a juventude foi seu companheiro e ignora a aliança que fez diante de Deus. Ela se dirige para morte, que é a sua casa, e os seus caminhos levam às sombras. Os que a ela procuram jamais voltarão, nem tornarão a encontrar as veredas da vida.”


A mulher adultera sabe como usar a adulação com eficácia, suas palavras podem ser doces, mas o final de um adultério sempre será amargo. A verdadeira felicidade não está em ceder aos desejos apaixonados, mas na pureza da santidade. Quem comete adultério ignora a aliança que fez diante de Deus, mas a palavra de Deus é clara e afirma que a casa onde tem traição se inclina para a morte. Acima de tudo o adultério é um pecado contra o próprio Deus.


2:20-22 Caminhando com os justos

“A sabedoria o fará andar nos caminhos dos homens de bem e a manter-se nas veredas dos justos. Pois os justos habitarão na terra, e os íntegros nela permanecerão; mas os ímpios serão eliminados da terra, e dela os infiéis serão arrancados.”


Se recebermos as Palavras de Deus e lhe obedecermos, então teremos a sabedoria necessária para tomar decisões inteligentes durante toda a vida, e Deus nos protegerá de todas as armadilhas que podemos encontrar pelo caminho.


Referências:

BRUCE, E. Comentário Bíblico NVI: Antigo e Novo Testamento. São Paulo: Editora Vida, 2008.

LOPES, Hernandes Dias. Provérbios: manual de sabedoria para a vida. São Paulo: Hagnos, 2016.

PFEIFFER, Charles. Comentário Bíblico Moody: Volume 1. São Paulo: Editora Batista Regular,2019.

KIDNER, Derek. Provérbios: introdução e comentário. São Paulo: Mundo Cristão, 1980.

WIERSBE, Warren. Comentário Bíblico Expositivo: Antigo Testamento: Volume III, Poéticos. São Paulo: Geográfica editora, 2006

bottom of page