top of page

Provérbios 2 - A sabedoria guarda nosso caminho

2:1-4 Caminhar com Deus

“Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos; se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto, se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido”


Não existe maior privilégio para alguém do que ser chamado filho de Deus. Para que a realidade espiritual do conhecimento de Deus seja uma constante na vida do cristão, ele deve guardar a Palavra em seu coração.

Obter sabedoria espiritual não é algo que pode ser feito somente no final de semana, ou nos cultos de domingo, é uma disciplina diária que deve ser mantida até o resto da vida. Muitas pessoas passam a vida atrás de riquezas, mas muito mais importante do que ouro e prata é a sabedoria que vem dos céus.


2:5-8 Origem da sabedoria

“então você entenderá o que é temer ao Senhor e achará o conhecimento de Deus. Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento. Ele reserva a sensatez para o justo; como um escudo protege quem anda com integridade, pois guarda a vereda do justo e protege o caminho de seus fiéis.”

Ser sábio é olhar para a vida com os olhos de Deus e agira da mesma maneira que Deus age. Somente alguém sábio tem o discernimento necessário para identificar o que realmente tem valor nessa vida. A verdadeira sabedoria não se recebe em aulas da faculdade ou lendo bons livros. A sabedoria é um dom exclusivo de Deus, que só podemos obter nele, devemos ser busca-la com todas as nossas forças. 2:9-11 Discernimento

“Então você entenderá o que é justo, direito e certo, e aprenderá os caminhos do bem. Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento será agradável à sua alma. O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá.”


A obediência a Deus abre o caminho do entendimento. Os que amam a Deus e seus mandamentos entendem o que é certo e justo. Estes serão guardados pelo bom senso e protegidos pelo discernimento. 2:12-15 Caminhos maus

“A sabedoria o livrará do caminho dos maus, dos homens de palavras perversas, que abandonam as veredas retas para andar por caminhos de trevas, têm prazer em fazer o mal e exultam com a maldade dos perversos, gente que anda por veredas tortuosas, e no caminho se extraviam.”


Em Provérbios existe uma comparação muito importante, o caminho dos justos é comparado a luz, e dos maus as trevas. Nós vivemos em uma sociedade onde a inversão de valores é cada vez mais natural, muitas pessoas sentem alegria em fazer o mal, os que buscam alegria no pecado serão enganados e viveram uma falsa felicidade.


2:16-19 A insensatez do adultério

"Ela também o livrará da mulher imoral, da pervertida que seduz com suas palavras, que abandona aquele que desde a juventude foi seu companheiro e ignora a aliança que fez diante de Deus. Ela se dirige para morte, que é a sua casa, e os seus caminhos levam às sombras. Os que a ela procuram jamais voltarão, nem tornarão a encontrar as veredas da vida.”


A mulher adultera sabe como usar a adulação com eficácia, suas palavras podem ser doces, mas o final de um adultério sempre será amargo. A verdadeira felicidade não está em ceder aos desejos apaixonados, mas na pureza da santidade. Quem comete adultério ignora a aliança que fez diante de Deus, mas a palavra de Deus é clara e afirma que a casa onde tem traição se inclina para a morte. Acima de tudo o adultério é um pecado contra o próprio Deus.


2:20-22 Caminhando com os justos

“A sabedoria o fará andar nos caminhos dos homens de bem e a manter-se nas veredas dos justos. Pois os justos habitarão na terra, e os íntegros nela permanecerão; mas os ímpios serão eliminados da terra, e dela os infiéis serão arrancados.”


Se recebermos as Palavras de Deus e lhe obedecermos, então teremos a sabedoria necessária para tomar decisões inteligentes durante toda a vida, e Deus nos protegerá de todas as armadilhas que podemos encontrar pelo caminho.


Referências:

BRUCE, E. Comentário Bíblico NVI: Antigo e Novo Testamento. São Paulo: Editora Vida, 2008.

LOPES, Hernandes Dias. Provérbios: manual de sabedoria para a vida. São Paulo: Hagnos, 2016.

PFEIFFER, Charles. Comentário Bíblico Moody: Volume 1. São Paulo: Editora Batista Regular,2019.

KIDNER, Derek. Provérbios: introdução e comentário. São Paulo: Mundo Cristão, 1980.

WIERSBE, Warren. Comentário Bíblico Expositivo: Antigo Testamento: Volume III, Poéticos. São Paulo: Geográfica editora, 2006

5 Comments


Guest
Jun 12

De grande valia pra os dias atuais, Deus abençoe sempre!

Like

Guest
Nov 15, 2023

Acredito que você pode desenvolver mais fazendo esboços expositivos. Parabéns.

Like

Guest
Nov 15, 2023

Benção de Deus


Like

Guest
Oct 26, 2023

Excelente! Estas explicações nos trazem clareza para entender melhor

Like

Guest
Oct 20, 2023

Obrigada por trazer claridade a essa leitura. Gratidão!

Like
bottom of page