top of page

POR MEIO DO LOUVOR OBTEMOS VITÓRIA

Você se lembra de alguma situação que vivenciou do qual não conseguiu ver o Senhor agindo e pensou ser incapaz de suportar tamanha batalha? Em alguns momentos de nossa caminhada Cristã, nos deparamos com momentos assim. Eles tendem a balançar a nossa fé.


Nos versículos iniciais de 2 Crônicas 20 retrata a aflição de Josafá perante os seus inimigos. A Palavra relata que Josafá temeu e chamou todo o povo para jejuar juntamente com Ele (2Co 20:3). Uma grande multidão estava indo atras dele e de todo o povo, e Josafá ficou sabendo disso por meio de algumas pessoas que foram alertá-lo. Isso já mostra o cuidado do Senhor com cada um de nós. Ele não permite que as situações venham sem antes nos alertar, no entanto, diante desse alerta Josafá temeu. Sua fé acabou balançando, mesmo que seja por alguns minutos ou horas, e logo ele se recompôs e se colocou na posição do jejum juntamente com o seu povo. Eles louvavam antes mesmo de ser declarado vitória para eles, enquanto os inimigos se aproximavam, eles engrandeciam e adoravam o nome do Senhor.


Deus ouviu o clamor e adoração de seu povo e logo enviou uma resposta “Vós não precisa lutar nessa batalha [...] o Senhor estará com vocês” (2Co 20:17). E realmente o Senhor se colocou a frente. Enquanto louvavam no deserto de Tecoa, veja o que aconteceu nos versículos a seguir:


Quando começaram a cantar e a entoar louvores, o Senhor preparou emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e dos montes de Seir que estavam invadindo Judá, e eles foram derrotados. Os amonitas e os moabitas atacaram os dos montes de Seir para destruí-los e aniquilá-los. Depois de massacrarem os homens de Seir, destruiram-se uns aos outros. Quando os homens de Judá foram para o lugar de onde se avista o deserto e olharam para o imenso exército, viram somente cadáveres no chão; ninguém havia escapado. 2 Crônicas 20:22-24


Temos um Deus que vai adiante nas situações mesmo que não possamos ver. Ele não nos permite ser derrotados, mas ele prepara emboscadas para nossos próprios inimigos do qual ninguém consegue escapar. Consegue imaginar? Declare o quão grande e poderoso é o nosso Deus!


Deus luta por nós e nos concede a vitória enquanto louvamos a Ele! Veja nos próximos versículos que vitória poderosa tiveram o povo e Josafá, com direito a presentes de valor de forma grandiosa:


Então, Josafá e os seus soldados foram saquear os cadáveres e encontraram entre eles grande quantidade de equipamentos e roupas, e também objetos de valor; passaram três dias saqueando, mas havia mais do que eram capazes de levar. 2 Crônicas 20:25


Mais do que eram capazes de levar (2Co 20:25), a vitória do Senhor é bem mais do que podemos imaginar. Sim, Deus está na situação que está vivendo hoje e sim, você já tem a vitória antes mesmo de acontecer. Enquanto louvamos, nós vencemos! Faça como Josafá e o povo, se derrame aos pés do Criador e cante hinos de louvores e adoração a Ele, porque o Senhor nos faz nos alegrarmos diante das situações mais difíceis e nos concede a vitória de forma grandiosa que alimenta a nossa fé (2Co 20:27).


Dêem graças ao Senhor, pois o seu amor dura para sempre. 2 Crônicas 20:21


Praticando a Palavra:

1) O que você tem tentado resolver com suas próprias mãos dentro de sua realidade atual?

2) Como você pode aprender com o povo e Josafá a descansar no Senhor?

3) O que tem tomado suas preocupações por achar que Deus não está presente nas situações? Tenha uma conversa sincera com o Senhor e engradeça seu nome.

bottom of page