top of page

08- O descanso prometido

"Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus; pois todo aquele que entra no descanso de Deus também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NVI)


Você já se perguntou em meio ao cansaço dessa vida agitada e em meio a vários fardos pesados que carregamos, alguns sem necessidade, se algum dia realmente teria descanso pleno? Caso você já tenha pensado, ou não, tenho uma ótima notícia para você: Deus nos prometeu pleno descanso caso permaneçamos firmes na Rocha. No contexto desta passagem, o autor da carta aos Hebreus mostra o porquê de uma geração de israelitas não terem entrado no descanso prometido por Deus, a terra de Canaã. O autor também fala o que devemos aprender com este exemplo para que não venhamos a sofrer a mesma consequência que os israelitas.


Bom, Deus havia prometido livrar os israelitas da dura escravidão que sofriam no Egito e também que iria leva-los “para uma terra boa e vasta, onde há leite e mel com fartura” (Êx 3:8). Contudo, diante dos sofrimentos e dificuldades no meio do caminho os israelitas colocaram para fora aquilo que estava verdadeiramente em seus corações: a incredulidade! (cf. Hb 3:15 e 19). Um grande exemplo foi a revolta que teve em Meribá por falta de água (Nm 20), Deus já havia demonstrado o Seu grande poder ao povo, Ele os guiava e protegia com uma coluna de nuvem durante o dia e com uma coluna de fogo durante a noite, aquele povo tinha a promessa de Deus e mesmo assim foram incrédulos! A incredulidade faz com que Deus fique indignado conosco (Hb 3: 10). Quando acreditamos que Deus não pode fazer algo, ou que Ele não nos ama, estamos dizendo que Ele é mentiroso! O autor de Hebreus nos alerta: “Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha o coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo” (Hb 3:12). A consequência por Deus ter ficado indignado com o povo de Israel foi: aquela geração incrédula não encontrou o tão sonhado descanso na terra de Canaã.


Hoje Deus está nos oferecendo um novo tipo de descanso, um descanso eterno e pleno juntamente com Ele. Ele deseja derramar sua graça sobre nós, no entanto nossos fardos (ansiedade, depressão, necessidade de aprovação, inquietude...) podem estar nos levando por um caminho de incredulidade.


Já tive ansiedade, sei o que é passar por isso, e eu só encontrei uma forma de me livrar desse fardo: deixando aos pés de Jesus! Você já assistiu o filme “O Peregrino”? Para mim uma das melhores partes do filme é quando o fardo enorme que ele carregava simplesmente cai aos pés da cruz. Hoje eu quero te encorajar a refletir sobre os fardos emocionais que você tem carregado, pode ser um pouco difícil, mas tente encontrar a raiz desse fardo e tente entender também o porquê dele te afastar do seu Pai, descubra quais são as mentiras que esse fardo tem te contado. Depois dessa reflexão ore, ore para que Deus te ajude a se livrar do fardo, assim como o Cristão do filme que citei anteriormente, ore para que Deus te ajude a superá-lo. Não deixe que os fardos, dificuldades e os sofrimentos dessa vida passageira te afastem do seu Salvador. Não se esqueça: Deus deseja que você descanse juntamente com Ele, não recuse este descanso pleno com o Seu Criador!


Por Heloísa Galdino

bottom of page