Buscar

Dia 4 - No silêncio Deus fala!

Quando passamos por momentos onde nos encontramos feridas e machucadas, é comum procurar amigos, parentes e Deus para desabafar. Queremos falar do problema ou daqueles que nos magoaram para encontrar algum alívio em ser ouvida e compreendida. Mas chega um momento em que só falar não resolve os conflitos internos, nessa hora precisamos fazer silêncio e começar a ouvir.


Jó passou pelo momento em que seria o pior de sua vida. Perdeu seus filhos, seus animais e empregados, sua saúde e sua esposa lhe disse " Amaldiçoa a Deus e morra" (Jó 2.9). Se tinha alguém que tinha direito de se lamentar esse alguém era Jó. Vemos ao longo do livro uma conversa enérgica entre ele e seus amigos que diziam a Jó que Deus é Justo e que a dor é consequência do pecado. E que por isso ele estava colhendo o que havia plantado.

Todos fazendo a sua própria interpretação de Deus e tentando explicar o porque Ele havia permitido aquilo acontecer. Mas Jó também deu suas próprias explicações e opiniões sobre Deus durante 6 capítulos inteiros. Examinando, estudando e definindo Deus. Até que no capítulo 38 Jó finalmente se cala para ouvir Deus falando diretamente com ele "Então, do meio de um redemoinho, o Senhor respondeu a Jó… " (38.1)


O que Deus disse a Jó o deixou e deixa a cada uma de nós completamente emudecidas e envergonhadas. Jó sabia que naquele momento deveria ficar de cabeça baixa e em silêncio, porque Deus estava falando. O Senhor encheu o céu de perguntas e Jó entendeu que somente Deus define Deus! Pela primeira vez Jó ficou mudo diante de tantas perguntas que ele não tinha respostas " Então o Senhor disse a Jó: Ainda quer discutir com o Todo poderoso? Você critica Deus, mas será que tem respostas? " (40.1,2).


Jó entendeu o recado? Acredito que sim. Veja o que ele disse: "...Eu não sou nada; como poderia encontrar as respostas? Cobrirei minha boca com a mão. Já falei demais; não tenho mais nada a dizer" (40.4,5). Depois de ouvir Deus, Jó não tinha mais nada a dizer ou lamentar. Diante do Senhor cabeças se curvam e lábios se fecham em sinal de reverência.

Diante de situações e conflitos devemos fazer o mesmo! Chega de falar sobre os problemas que você tem vivido, e como Jó, faça silêncio para ouvir Deus falar sobre esse problema com você. Aquiete seu coração agitado e guarde silêncio para ouvir o Senhor sussurrando. Deus ainda fala, somos nós que nos fazemos de surdas. Pare de se lamentar, de questionar a Deus sobre algo que você está passando e permita ter um coração aberto e disposto para Ouvi-lo.


No meio do caos, faça questão de ficar quieta e deixar que Deus seja Deus. Pare de ouvir as milhares de vozes que te cercam e fique a sós na presença Daquele que te ama e ouça suas doces palavras. Aprenda o que Jó aprendeu, e encontre paz em meio a dor!


Por Laís Sousa Ribeiro

© VEM E VAMOS 
created by Danielli Cadore
 

  • Preto Ícone Spotify

DANIELLI CADORE

Obrigada por estar aqui!
me acompanhe no instagram
  • Instagram