top of page

Dia 4 - No silêncio Deus fala!

Quando passamos por momentos onde nos encontramos feridas e machucadas, é comum procurar amigos, parentes e Deus para desabafar. Queremos falar do problema ou daqueles que nos magoaram para encontrar algum alívio em ser ouvida e compreendida. Mas chega um momento em que só falar não resolve os conflitos internos, nessa hora precisamos fazer silêncio e começar a ouvir.


Jó passou pelo momento em que seria o pior de sua vida. Perdeu seus filhos, seus animais e empregados, sua saúde e sua esposa lhe disse " Amaldiçoa a Deus e morra" (Jó 2.9). Se tinha alguém que tinha direito de se lamentar esse alguém era Jó. Vemos ao longo do livro uma conversa enérgica entre ele e seus amigos que diziam a Jó que Deus é Justo e que a dor é consequência do pecado. E que por isso ele estava colhendo o que havia plantado.

Todos fazendo a sua própria interpretação de Deus e tentando explicar o porque Ele havia permitido aquilo acontecer. Mas Jó também deu suas próprias explicações e opiniões sobre Deus durante 6 capítulos inteiros. Examinando, estudando e definindo Deus. Até que no capítulo 38 Jó finalmente se cala para ouvir Deus falando diretamente com ele "Então, do meio de um redemoinho, o Senhor respondeu a Jó… " (38.1)


O que Deus disse a Jó o deixou e deixa a cada uma de nós completamente emudecidas e envergonhadas. Jó sabia que naquele momento deveria ficar de cabeça baixa e em silêncio, porque Deus estava falando. O Senhor encheu o céu de perguntas e Jó entendeu que somente Deus define Deus! Pela primeira vez Jó ficou mudo diante de tantas perguntas que ele não tinha respostas " Então o Senhor disse a Jó: Ainda quer discutir com o Todo poderoso? Você critica Deus, mas será que tem respostas? " (40.1,2).


Jó entendeu o recado? Acredito que sim. Veja o que ele disse: "...Eu não sou nada; como poderia encontrar as respostas? Cobrirei minha boca com a mão. Já falei demais; não tenho mais nada a dizer" (40.4,5). Depois de ouvir Deus, Jó não tinha mais nada a dizer ou lamentar. Diante do Senhor cabeças se curvam e lábios se fecham em sinal de reverência.

Diante de situações e conflitos devemos fazer o mesmo! Chega de falar sobre os problemas que você tem vivido, e como Jó, faça silêncio para ouvir Deus falar sobre esse problema com você. Aquiete seu coração agitado e guarde silêncio para ouvir o Senhor sussurrando. Deus ainda fala, somos nós que nos fazemos de surdas. Pare de se lamentar, de questionar a Deus sobre algo que você está passando e permita ter um coração aberto e disposto para Ouvi-lo.


No meio do caos, faça questão de ficar quieta e deixar que Deus seja Deus. Pare de ouvir as milhares de vozes que te cercam e fique a sós na presença Daquele que te ama e ouça suas doces palavras. Aprenda o que Jó aprendeu, e encontre paz em meio a dor!


Por Laís Sousa Ribeiro

1件のコメント


Eulaio Bittencourt
Eulaio Bittencourt
2020年8月04日

woooow! que palavra! parabéns. Deus fala no secreto "ainda na figueira (no seu secreto) eu te vi."

いいね!
bottom of page