top of page

27 - Não mais escravos do medo

O medo é uma das emoções mais fortes que temos e de certa forma, ele nos mantém vivos, pois nos dá uma percepção de perigo iminente. E existem alguns tipos de medo:

- O irracional, que transmite uma sensação que nos impede de avaliar determinada situação de forma realista; e mesmo percebendo que ele é exagerado, não conseguimos evitar a ansiedade que vem juntamente com ele.

- O medo patológico, que pode ser fruto da ansiedade (e ela não precisa necessariamente de algo real para nos afetar). O medo patológico pode provocar em nós a depressão, síndrome do pânico e até mesmo nos tornar pessoas hipocondríacas.

- E o medo constante, que é a sensação de que podemos perder o controle e acreditar que algo ruim vai acontecer.


Sentir medo é algo normal, mas quando ele se torna um exagero, provoca em nós duas reações: ou corremos ou paralisamos. E muitas vezes, por conta do medo do incerto ou por causa das lutas espirituais, nós paralisamos e deixamos de avançar em Deus.


As pessoas mudam conforme o tempo passa, mudam conforme as circunstâncias de suas vidas. As vezes, acreditamos que podemos contar com elas e infelizmente nos decepcionamos; mas com o Senhor não é assim. O caráter, a verdade, o amor e as promessas Deus são imutáveis. Não precisamos ser inseguras com relação a quem Deus é o ao que Ele faz. Ele está conosco todos os dias, Ele controla todas as coisas e Suas promessas se cumprirão independente do que aconteça.

“Lembrem-se das coisas passadas, das coisas muito antigas! Eu sou Deus, e não há nenhum outro; eu sou Deus, e não há nenhum como eu. Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito ficará de pé, e farei tudo o que me agrada. Do oriente convoco uma ave de rapina; de uma terra bem distante, um homem para cumprir o meu propósito. O que eu disse, isso eu farei acontecer; o que planejei, isso farei.” – Isaías 46:9-11

Deus é constante e não muda seus planos diante do caos, pois antes que algo acontecesse, Ele já sabia, o controle de tudo está em Suas poderosas mãos. Por isso, não devemos temer o que está por vir ou o que já está acontecendo. Nós não somos escravas do medo, Jesus nos libertou!

“O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas; restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.” – Salmos 23:1-4

Jesus é o nosso bom pastor. Ele estará conosco quando passarmos no vale da morte, Ele não deixará que nada nos falte, quer sejam coisas naturais ou espirituais, porque Ele conhece cada uma das nossas necessidades, cada uma das nossas dificuldades e cada um dos nossos medos, mas não devemos ter medo do caos.

“Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver.” – Salmos 23:6

O medo nos paralisa, nos faz perder a fé e a esperança. O medo nos faz olhar para as situações que estão fora do nosso controle e nos provoca ansiedade. O medo não provém do nosso Deus. Quando Ele nos trouxe para Sua luz, Ele nos garantiu que luta por nós e Nele podemos confiar, pois Ele é nosso auxilio e Sua bondade nos cercará todos os dias de nossas vidas, seja lá a situação que venhamos a viver.

“Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês tem, porque Deus mesmo disse: ‘Nunca o deixarei, nunca o abandonarei’. Podemos, pois, dizer com confiança: ‘O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens?’ lembrem-se dos seus líderes, que transmitiram a palavra de Deus a vocês. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé. Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.” – Hebreus 13:6

Deus, a fonte de todo amor, nos chama para confiar em Seu agir. Não foi para a paralisia espiritual e escravidão do medo que Cristo nos chamou, pelo contrário, Ele nos chama para a liberdade, para desfrutar de uma vida plena com Ele, pois o bom pastor está ao nosso lado.

“No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.” – 1 João 4:18


Por Karina Marques

bottom of page