top of page

28 - Noites mal dormidas

“Mas seu Pai celestial já sabe do que vocês precisam. Busquem, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão dadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias inquietações. Bastam para hoje os problemas deste dia.". Mateus 6:32b-34


No nosso cotidiano várias situações nos pegam de surpresa, a nossa vida sai do nosso controle, nos preocupamos e quando vemos, estamos ansiosos. Não há problema em preocuparmos no sentido de planejar, porque temos que fazer a nossa parte (um breve exemplo é quando temos uma prova, em que nos preocupamos com o nosso estudo). O problema está quando nos inquietamos mais do que o normal, comendo mais ou deixando de comer, passando noites em claro e deixando de acreditar no controle, poder, grandeza e soberania de Deus.


Na leitura bíblica vemos que não precisamos nos preocupar com a nossa vida porque Deus está no comando. Deus nos conhece mais do que qualquer outra pessoa. Ele te acompanha desde que você estava na barriga da sua mãe, conhece seus defeitos, suas qualidades, seus sonhos, seus desejos e seus pensamentos. Ele sabe quantos fios exatos de cabelo você tem (Lucas 12.7). Ele te valoriza muito mais do que os pardais e a Bíblia diz que Ele não desampara nenhum desses pássaros, como irá desamparar você, a quem tanto preza?

Quando estamos ansiosos, deixamos de confiar no poder e no amor de Deus, e quem assume essa posição são os incrédulos. Isso é uma vergonha para nós que somos filhos de Deus, que é um Pai fiel. Precisamos dia a dia confiar em suas promessas e não nos deixar levar pelas circunstâncias terrenas. Não importa o tamanho de sua ansiedade, uma coisa é certa: isso não irá mudar o seu problema. Suas dificuldades não serão resolvidas se você se preocupar mais ou passar noites em claro pensando nisso.


É interessante lembrar que se você tem Jesus como seu Senhor e Salvador não têm porque correr atrás das coisas terrenas e se preocupar com as circunstâncias de forma exagerada, sendo que sua casa não é aqui, sua vida não se resume aqui. A sua vida é eterna, você precisa dedicá-la para Deus e sua glória, buscando as coisas celestiais. No final do texto de Mateus, lemos a ordem de antes de tudo buscar em primeiro lugar o nosso Pai celeste, e tudo mais que for necessário (e segundo Sua vontade), Ele dará. Descanse em Deus e se preocupe em crescer espiritualmente, estar mais próximo do Senhor.


Se você estiver ansioso, ore e agradeça. Assim como você desabafa com algum amigo chegado, Deus é seu melhor amigo, logo, derrame sobre Ele suas preocupações e dificuldades. Mostre a Ele o que tem te deixando inquieto e então, você experimentará o tamanho da paz que nosso Pai é capaz de dar. Seja agradecido por tudo o que Deus já operou em sua vida e tudo o quanto Ele tem te dado. Entenda que mesmo que você esteja passando por situações difíceis, para tudo há um propósito. Esteja disposto a confiar em um Deus grande, em um Pai de amor e se contente com que você já tem. Ele sabe de tudo o que você precisa. Confie sempre.


Como você reage quando pensa que um Deus que tem o mundo inteiro para cuidar ainda olha para sua vida? Antes de tudo, você tem buscado a Deus de uma maneira agradável a Ele? Onde está depositada sua confiança? Você tem feito a sua parte? Comece agora! Agradeça já a Deus pela sua salvação e traga sempre isso à memória. Leia a Bíblia diariamente e ore ao Senhor, adorando-O, conhecendo-O mais e mais, colocando diante dEle suas angústias e confessando seus pecados. Quanto mais perto de Deus você estiver, mais você verá o tamanho do nosso Senhor e Salvador, e menor então, parecerão seus problemas.


Por Maressa Lopes

bottom of page