top of page

03- Jesus também chorou

Jesus sofreu. Jesus chorou.

Nos dias de sua vida mortal, dirigiu preces e súplicas, entre clamores e lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, e foi atendido pela sua piedade” (Hebreus 5:7).


Podemos encontrar nas Sagradas Escrituras pelo menos três passagens que retratam sofrimentos pontuais e dolorosos na vida de Cristo na terra.


A primeira descrição do sofrimento de Jesus se dá ao ver a angustia de Maria, irmã de seu amigo Lázaro, que havia morrido.

“Quando, porém, Maria chegou onde Jesus estava e o viu, lançou-se aos seus pés e disse-lhe: Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido! Ao vê-la chorar assim, como também todos os judeus que a acompanhavam, Jesus ficou intensamente comovido em espírito. E, sob o impulso de profunda emoção, perguntou: Onde o pusestes? Responderam-lhe: Senhor, vinde ver. Jesus pôs-se a chorar. Observaram por isso os judeus: Vede como ele o amava!” (João 11:32-36).

Ela se lança aos pés do Mestre com grande tristeza e lástima e, ao vê-la cair em pranto, assim como todos aqueles que estavam ao redor, Jesus chorou.


Numa segunda narrativa, Jesus chora pelos pecados da humanidade:

“Aproximando-se ainda mais, Jesus contemplou Jerusalém e chorou sobre ela, dizendo: Oh! Se também tu, ao menos neste dia que te é dado, conhecesses o que te pode trazer a paz!… Mas não, isso está oculto aos teus olhos” (Lucas 19: 41-42).

Ao avistar Jerusalém, Ele chora por ver os pecados das pessoas, e o seu coração se rompe em pesar.


E em terceiro, momentos antes da sua crucificação, Jesus põe-se a sofrer e chora:

Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu; e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem. (Hebreus 5:7-9)


Tais narrativas não foram escritas inutilmente. Talvez elas sirvam para nos mostrar que o Deus Filho se fez carne, habitou entre nós, viveu como nós vivemos e sofreu como sofremos, e por isso entende a nossa dor. Jesus passou por momentos de luto, perdendo pessoas queridas à sua volta. Jesus sofreu ao ver os nossos pecados, as nossas misérias. Jesus sofreu por saber que viria um cálice amargo e que Ele não o podia rejeitar. Jesus passou por todos os dissabores humanos para nos mostrar que Ele compreende o nosso sofrer e que estará sempre ao nosso lado.


Pode ser que você não esteja entendendo o porquê de tantos dias cinzas existirem em sua vida. E talvez eu nem possa te dar essa resposta... e eu de fato não posso. Mas existe um Deus que pode segurar o Universo e ainda assim estar cuidando cautelosamente do seu coração. Entregue a Ele as suas misérias e dúvidas, entregue os seus pecados, entregue os cálices que virão e Ele te dará forças para suportar com alegria e entendimento.


Tenha a certeza de que Ele é o seu melhor amigo e que te escuta nas horas mais difíceis. Se a sua dor é pesada demais para carregar sozinho, não insista em levar esse fardo. Procure ajuda, seja vulnerável, abra o jogo, fale!

Por Thatyane Pereira

bottom of page