top of page

06 - Jesus nos convida a abandonar os nossos fardos

Ao longo da nossa vida somos tentadas constantemente a desviar os olhos do nosso Criador, a confiar nas nossas próprias forças e naquilo que acreditamos que podemos realizar.


Como se disséssemos que nós sim é quem sabemos o que é melhor para as nossas vidas. Porém, não é isto que Deus nos diz: "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. (Jeremias 29:11)


Trilhar esse caminho da autossuficiência nos traz muitas dores, não que a vida Cristã seja isenta de dores, mas crer em algo que imaginamos estar ao nosso alcance e não conseguirmos tocar por ainda não ser o momento certo ou porque efetivamente não nos pertence, traz frustração. E quando tiramos nossos olhos do Eterno esse fracasso é certo.

Por isso, hoje eu lhe convido a refletir sobre a importância de ancorar a esperança da sua vida em Jesus, a única fonte de toda esperança e satisfação. Isso não significa que você não sofrerá frustrações, não terá mais medo ou deixará de ter ansiedade. Até porque a palavra de Deus nos fala sobre aprendermos a descansar e a não temer, se o nosso Deus nos diz isso de forma constante é porque ele sabe e sonda o nosso coração. “Não tenha medo; tão-somente creia”. (Marcos 5:36b)


O Senhor conhece as nossas dificuldades, no entanto, Ele está conosco e não nos abandona. Ele é um pai amoroso! "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei". (Hebreus 13:5b)


Mas acredito que esta vontade de tomar as rédeas da nossa vida seja fruto do estilo de vida pregado pela nossa sociedade que nos faz viver em permanente descontentamento e num ritmo muito grande de comparações. A absorção dessa cultura faz com que a ansiedade, um sentimento comum a todo ser humano, se torne algo grande e até mesmo insuportável para a vida. O que nos gera fardos pesados e irreais que não devemos e nem podemos carregar.


"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11:28-30)


Cada uma de nós tem uma jornada única nesta terra e fomos chamadas para contribuir de formas diferentes para o Reino de Deus. Em Jesus, devemos estar livres de todas as amarras que a sociedade nos impõe, pois fomos chamadas para viver uma vida de liberdade ao seu lado e não uma vida pautada na comparação e insatisfação.


A minha oração é que você encontre o alento e a força necessária em Jesus para lidar com o peso que se faz presente no dia mal, mas que acima de tudo você sempre lembre que o Senhor é bom e as suas misericórdias são renovadas todos os dias. (Lamentações 3:23)


Por Camilla Melo


* Caminhar com Jesus ao longo da nossa vida é extremamente importante para ancorarmos a nossa esperança e sabermos que com ele podemos contar. Entretanto, vale ressaltar, que transtornos de ansiedade não devem ser ignorados e a ajuda especializada também é necessária.

bottom of page