top of page

01 - Final do túnel

"Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos." Isaías 55:8,9


Acredito que todos nós passamos por momentos na vida em que nos encontramos completamente desanimadas, preocupadas e cansadas... Momentos em que olhamos ao redor e não enxergamos nada além de uma grande montanha de problemas e situações difíceis de enfrentar.


Há dias em que Deus parece não nos ver, nem nos ouvir. Há dias em que não temos força para clamar e outros em que as palavras parecem ter fugido de nós. Há dias em que somos uma torrencial de lágrimas e desespero, em outros nos encontramos com os olhos secos e sentimento de conformação. Algumas vezes seremos tomadas por um sentimento sufocante de anestesia e em outras apenas gostaríamos de desistir de tudo, acordar quando tudo já tiver passado e a vida estiver bem melhor... ou nem acordar.


Nem sempre encontraremos as respostas para as incontáveis dúvidas que inundam nossas mentes. “Por que eu? Por que não podia ser mais fácil? Por que todo esse sofrimento? Por que isso não passa logo? Quando isso vai acabar? Será que Deus não vê? Como tudo isso vai se resolver? O que eu faço agora?”.


Mesmo em meio ao caos, precisamos nos lembrar de que as respostas nem sempre virão quando nós queremos que venham. Talvez elas venham depois que tudo passar, quando estivermos bem e consigamos ver como essas experiências ajudaram a moldar nosso caráter, nos aproximar do Senhor, ou que foram necessárias para que outras coisas pudessem acontecer em nossas vidas... Mas talvez elas nunca venham, e precisamos estar ok com isso também.


Se José não tivesse sido jogado no poço por seus próprios irmãos, se não tivesse sido injustiçado pela mulher de Potifar e ido para a prisão por tantos anos, não teria chegado ao posto de governador do Egito e salvado milhares de pessoas, incluindo sua família. José podia não entender ou ver propósito em todo esse sofrimento e longos anos de espera, talvez no escuro, sem conseguir ver “ o quadro todo”, porém ele se manteve fiel e confiando em Deus, pois mesmo em seus piores momentos, o Senhor estava com Ele e o ajudava em todas as coisas.


Todas nós passamos por momentos ruins, por situações difíceis ou então temos de enfrentar acontecimentos terrivelmente marcantes para nós, mas precisamos nos lembrar de que são momentos, não uma vida inteira. Deus continua sendo bom, mesmo quando não conseguimos enxergar propósito nas coisas. Ele sempre vê o todo, enquanto nós só conseguimos enxergar a nossa dor e o agora. Na Palavra do Senhor nós encontraremos inúmeros exemplos de pessoas que passaram por momentos ruins, por momentos de espera, de angústia, de medo, de terror e depressão, mas Deus estava com todas elas e, junto com o tempo, a dor foi embora também.


Nós fomos criadas por Deus e somos amadas por Ele. Ele tem planos de bem para nós, tem sonhos grandes, sabe exatamente daquilo que precisamos e do que gostaríamos. Nossa vida é de grande valor para o Senhor, e mesmo que todos nos abandonem, Ele jamais nos abandonará. Mesmo quando tudo parece trevas, Ele é a nossa luz e nos guiará em direção ao dia ensolarado que espera por nós logo ao fim do túnel.


Por Maria Eduarda Batistetti

bottom of page