“Lembra-te da promessa que fizeste ao teu servo, na qual me tens feito esperar. O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica.” Salmos 119:49-50 ARA
Desde que houve a queda do homem no Éden (Gn 3), estamos suscetíveis ao sofrimento. O pecado que nos acompanha desde Adão, nos faz sentir as dores e tristezas da vida. Acredito que todos nós em dado momento da vida, nos questionamos acerca do sofrimento e com certeza gastamos inúmeras noites tentando compreendê-las e até mesmo contê-las. O questionamento que durante séculos permeia a mente humana é “como conter o sofrimento?”, “como aniquilar a dor?”, “como conter o caos?”.
Conhecendo as escrituras, compreendemos que a resposta está em Jesus e no plano perfeito de Deus de reatar o relacionamento com os Homens. Relacionamento esse que foi rompido no Éden e que pelo poder do Sangue de Jesus foi restaurado.
Mesmo já conhecendo a Cristo, passamos por dias de sofrimento e caos, a dúvida que ainda pousa sobre nossos corações é: como suportar o sofrimento? Como viver em meio ao caos? O salmo que foi citado acima nos dá uma valiosa revelação de como poderemos passar pelo sofrimento e crer mesmo em meio ao caos.
O Salmista fala sobre a promessa de Deus que tem feito ele ter esperança (Salmos 119:49). A primeira coisa que devemos pensar durante a tribulação é em tudo que ouvimos da parte de Deus e todas as promessas que a palavra de Deus nos revela. É isso que precisa nos dar forças para passar as tribulações da vida.
Por fim o salmista fala sobre como a palavra tem sido vida para ele (Salmos 119:50). A segunda coisa que devemos fazer é seguir lendo as escrituras e meditando nela. É a palavra de Deus que nos manterá vivos diante do caos.
A Bíblia nos conta a história de alguém que teve o conforto de Deus em um momento de caos. Josué é levantado como sucessor de Moisés em um contexto decisivo para o povo de Israel, eles estavam próximos de viver a promessa que lhes foi dada desde Abraão. Porém, a situação não era das melhores para Josué, ele acabará de perder seu amigo e líder e tinha o desafio de liderar o povo para terra que lhes fora prometida. A palavra de conforto e ânimo que veio diretamente de Deus deu força para que Josué passasse pelo sofrimento crendo que o Senhor estava com ele.
“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” Josué 1:9 ARA
Jesus está conosco mesmo diante do caos, ele nunca irá nos abandonar! Que a palavra e a promessa de Deus seja seu alicerce perante o sofrimento!
Oração:
Jesus, me ajuda a crer que você está comigo mesmo no dia mau e que o sofrimento não me afaste de ti. Que o caos do mundo não abale a minha fé e que em meu coração esteja guardado as tuas promessas. Jesus, seja meu consolo nas aflições da vida e que sua verdade seja a luz diante do caos.
Eu peço em nome de Jesus, amém!
Por Mariana Cruz
Comentarios