top of page

Dia 17 - Sempre presente

“O Senhor é meu pastor, e nada me faltará. Ele me faz repousar em verdes pastos e me leva para junto de riachos tranquilos. Renova minhas forças e me guia pelos caminhos da justiça; assim, Ele honra o seu nome. Mesmo quando eu andar pelo escuro vale da morte, não terei medo, pois tu estás ao meu lado. Tua vara e teu cajado me protegem. Preparas um banquete para mim na presença de meus inimigos. Unges minha cabeça com óleo; meu cálice transborda. Certamente a bondade e o amor me seguirão todos os dias de minha vida, e viverei na casa do Senhor para sempre” Salmos 23


Talvez você já tenha ouvido ou lido esse texto bíblico dezenas de vezes. Talvez até saiba falar de cor algumas partes. Só que já parou para pensar o que realmente Deus quer dizer através desses versículos? Mais do que isso, diante das dificuldades e caos que enchem o mundo, você aplica na sua vida as verdades presentes nesse texto?


Um pastor é aquele que cuida, guia e vigia as suas ovelhas. Ele é atento, preocupa-se com elas, dando alimento, protegendo de predadores, conduzindo diante do caminho que deve ser seguido e, a elas, nada deixa faltar. Ele as conhece e sabe o que faz.


O Senhor é o nosso Pastor e assim como um pastor humano cuida de suas ovelhas, Deus cuida de nós e nada irá nos faltar. Ele nos conduz em caminhos de paz, descanso e refrigério, dando renovo para nossa alma e força para nosso corpo, mesmo em meio ao caos. Mesmo quando atravessarmos os piores caminhos possíveis e imagináveis (vale da morte), Jesus promete estar presente. Ele promete estar ao nosso lado: comigo e com você. Ele está sempre presente, consolando e protegendo.


Juntamente com a presença de Deus, podemos sentir Seu amor, Sua bondade, Sua misericórdia que “certamente nos seguirão todos os dias da nossa vida”, com tantas bênçãos derramadas sobre nós que são incontáveis, mesmo em meio à dificuldade. E para isso, precisamos apenas estar atentos com o que Ele tem feito ao nosso redor, como o ar que respiramos, a beleza do pôr do sol e até mesmo um copo de água.


Além disso, as misericórdias do Senhor na sua vida já foram renovadas hoje. Sua bondade e Seu amor, além de serem demonstrados diariamente, foram provados através de Jesus na cruz dando sua vida por causa dos nossos pecados. E a nossa reação a tudo isso deve ser gratidão ao Pai.


O Salmo 23 finaliza com uma lembrança que nos traz esperança: uma esperança eterna. Por mais que passemos por lutas e tribulações, nossa casa não é aqui. Todo aquele que nEle crê, arrepende-se de seus pecados e quer viver uma nova vida, viverá na Casa do Senhor para todo o sempre. A nossa eternidade será no Céu com íntima comunhão com o Pai, onde não haverá mais dor e caos.


Lembre-se que você é guiado e cuidado por um Pastor Bondoso, Misericordioso e Amoroso que está sempre ao seu lado, mesmo no pior caminho que você consiga imaginar. Um Pastor que consola, protege e que nos promete uma eternidade de paz e íntima comunhão com Ele. Agradeça hoje a Deus por Sua presença constante em sua vida.

Por Maressa Lopes

bottom of page