top of page

11 - Carência e completude

"Jesus respondeu: " Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede…" (João 4:13-14)

Deus quando nos criou, colocou em cada um de nós um anseio de amar e de sermos amados. Ansiamos pela proximidade, pelo carinho e afeto; e dentro de cada ser humano existe um vazio que somente Deus pode preencher. Entretanto muitos, ao invés de irem ao Senhor para serem supridos e completados, buscam em outras coisas e principalmente em pessoas aquilo que só Deus pode dar. Queremos ter nossas carências supridas e expectativas alcançadas; queremos alguém que nos complete, mas tudo isso se torna uma ilusão quando não buscamos no lugar certo --- ou melhor, na Pessoa certa.

A mulher samaritana conhecia essa realidade muito bem. O apóstolo João quando relatou o encontro extraordinário de Jesus com essa mulher, não nos revelou o seu nome ou sua origem famíliar. Mas o que Jesus revelou é que ela era frustada em sua vida sentimental. Aquela mulher já tinha sido casada 5 vezes e o homem com quem ela estava naquele momento não era nem seu marido (v.18). Vemos aqui uma mulher frustada e machucada por tantos relacionamentos que não deram certo. Mas Jesus viu além. Ele viu uma pessoa que tinha um grande vazio dentro de si, um vazio que ninguém até aquele momento tinha conseguido preencher. Jesus viu na mulher samaritana o que à dentro de mim e de você.

Hoje como naquele tempo, as pessoas buscam preencher seus vazios e carências dentro de amizades e relacionamentos. Colocamos nossas expetativas em cima de outros, achando que aquela pessoa irá nos preencher. Nos tornamos sem perceber dependentes emocionais, correndo atrás de qualquer migalha de carinho e atenção para nos sentirmos amados.

Mas Deus é o único capaz de satisfazer a alma humana. O vazio que o homem carrega é do tamanho exato de Deus e toda busca fora Dele será inútil. Jesus é essa água viva ao qual ele ofereceu para a mulher samaritana "Se alguém tem sede, venha a mim e beba" (João 7:38). Um herói da fé chamado George Mueller disse: "Eu devo ter meu coração feliz em Deus ou eu não serei útil para ninguém. Eu usarei a todos e tentarei fazê-los satisfazer meus desejos e preencher meus vazios".


Buscar nas pessoas para ter sua carência suprida é em vão. Deus e somente Ele pode te completar, te amar e preencher todos os seus anseios. Se você tem se sentindo carente e sozinho, vá até Deus. Beba da água que Ele tem pra te dar; mergulhe de cabeça no oceano que é a Sua presença. Faça do seu objetivo ser feliz e completo em Deus e você não terá sede novamente! Assim como Cristo mostrou para a mulher samaritana que não é uma pessoa que vai te preencher, Ele mostra pra você hoje! Deixe Jesus entrar no seu coração e preencher todas as lacunas e você experimentará a abundância de ser completa Nele.

Perguntas para reflexão:

- Após ler esse texto,identifique se existe algo ou alguém que você tem usado para suprir suas carências. Se sim, o que ou quem seria?

- Você tem buscado em Deus sua completude? Quais atitudes você pode tomar hoje para melhorar isso?

Para pôr em prática:

- Tire um período de oração e peça por cura em sua área emocional. Peça para Deus preencher o seu coração com sua presença e te curar de toda carência e dependência emocional.

- Se possível, faça um jejum.


Por Laís Souza Ribeiro

bottom of page