top of page

9 - Primícias do tempo


“Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: ‘Afirmo que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver’”. (Marcos 12: 43-44)


No evangelho segundo Marcos, encontramos a história da viúva que depositou na caixa das ofertas duas pequenas moedas de cobre. Enquanto os outros depositavam grandes quantias, provenientes do que sobrava, ela depositou tudo o que tinha. Jesus, então, chama os seus discípulos e os ensina um valioso princípio: o valor de uma oferta a Deus não deve ser medido por quantidade ou tamanho, mas sim pela intenção do coração do ofertante. Devemos oferecer ao Senhor o melhor que possuímos, dar a Ele as primícias em todas as áreas de nossa vida: financeira, dons, relacionamentos, dedicação e tempo.


Hoje, gostaria de dar destaque para duas áreas que precisamos avaliar se temos entregado o melhor ao Pai: tempo e dedicação. Em meio a tantas obrigações, compromissos e afazeres, 24 horas parece ser muito pouco. O que temos feito com nosso tempo? Onde temos concentrado nossos esforços? Será que temos colocado as disciplinas espirituais e nossa vida com Deus como uma prioridade, ou apenas damos a Ele o tempo que sobra?


Fomos chamados para ser discípulos de Cristo, e ter seu mesmo modo de pensar e de agir (Filipenses 2:5), no entanto, só podemos conhecer o caráter de Jesus, seus mandamentos e as promessas de Deus para nós, se nos dedicarmos a ler sua Palavra e meditar nela. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. (2ª Timóteo 3:16-17).


A leitura bíblica diária é algo de extrema importância em nossa caminhada cristã. É nela que encontramos respostas e ouvimos a voz de Deus. É na Bíblia que encontramos refúgio, consolo, esperança, acolhimento e promessas de um futuro. É através da Palavra que somos confrontados, purificados, transformados e lapidados. Ela é lâmpada para nossos pés e ilumina nosso caminho.


Ler a Bíblia todos os dias é uma escolha. No começo pode ser difícil, mas temos o Espírito Santo para nos ajudar a trilhar este caminho. Não importa se você vai ler 5 capítulos por dia ou só um versículo, mas comece! Deus não espera de nós quantidade, mas sim o melhor que podemos oferecer. Gastar tempo conhecendo sua Palavra e meditando nela nos leva para mais perto do Senhor e nos torna mais sábios e puros.


Todos os dias temos a chance de ajuntar tesouros, sejam eles no Céu ou na Terra. Quando morrermos, não levaremos nossos bens materiais. Não importará status, nem condição financeira, mas sim o quanto dedicamos a Deus e fizemos pelo seu Reino. Quais são suas prioridades hoje? Com o que você gasta mais tempo? Será que temos agido como a viúva ou como aqueles que davam apenas as sobras a Deus?

“Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” (Mateus 6:21).


Por Maria Eduarda Batistetti

bottom of page