Buscar

24 - Fala, pois tua serva te ouve



"O Senhor voltou a chamá-lo como nas outras vezes: "Samuel, Samuel! " Então Samuel disse: "Fala, pois o teu servo está ouvindo". (1ª Samuel 3:10)


Muitos de nós, senão todos, já passou na caminhada cristã momentos de pedir pela resposta do Senhor sobre algo, mas ter a sensação que Ele estava calado. Esperamos que alguém viesse falar com a gente a respeito do que estávamos orando, esperamos ter um sonho ou uma visão sobrenatural vinda dos céus, esperamos, esperamos e esperamos..., mas parece que nada aconteceu.


Na verdade, o Senhor está sempre falando conosco, Ele está sempre nos chamando a ouvir a Sua voz, e nós estamos respondendo ou indo ouvi-la no lugar certo?


Bem, existem mesmo momentos que o socorro ou a direção do Senhor sobre algo que desejamos vem em tempos diferentes do que humanamente queremos, mas também é muito verdade que, se de todas essas vezes as quais esperamos Deus falar, já teríamos encontrado a Sua voz há muito tempo se tivéssemos procurado escutá-la na Bíblia.


As Escrituras Sagradas não é apenas um livro acessório do cristianismo, ela é a Palavra, e, consequentemente, a voz de Deus que fala com seus servos até hoje! Por ela encontramos a identidade de quem Deus nos fez, a nossa fé é acrescentada, somos sondados, instruídos, corrigidos, consolados, encorajados. Nela somos equipados pela Verdade da Palavra, descobrimos a que fomos chamados.


Abrindo um parêntese... a respeito das Escrituras, também vale lembrar a importância do estudo da Palavra, não nos limitando somente à leitura em formato devocional, mas separar tempo para examiná-la. Você se recorda do que é narrado em Lucas 4? Antes de iniciar seu ministério público, Jesus é conduzido pelo Espírito Santo ao deserto a fim de ser tentando pelo diabo. O inimigo utilizou da própria Escritura, só que de maneira distorcida, para basear seus argumentos de tentação. Jesus, por sua vez, que conhecia profundamente o sentido original da Palavra, estava equipado para responder a todas elas.


Eu, pessoalmente, lembro-me de dois momentos muito especiais e marcantes em minha vida em que a Bíblia foi exatamente a Voz de Deus falando comigo: a minha conversão a Cristo e o chamado a missões. Na primeira, era uma criança aos 11 anos de idade. Vinda de uma família católica, sempre me interessei por saber sobre Deus e até cheguei a fazer alguns anos de catequese. Mas foi lendo a Bíblia que comecei a ter minhas próprias reflexões e dúvidas sobre quem Deus é e a certeza de que Jesus é o Salvador.


Nove anos mais tarde, agora na juventude, a narrativa do chamado dos primeiros discípulos (Mateus 4:18 -22) ecoava nos meus ouvidos e agitavam meu coração, parecendo que o próprio Jesus estava falando diretamente comigo, me fazendo o mesmo chamado que fez àqueles jovens: “Segue-me”. E esse chamado me impelia a reagir com a mesma atitude que eles: “e eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, o seguiram” (Mateus 4:22).

Deus fala. Sua voz está acessível para nós. E as nossas Bíblias, estão abertas?


Por Jeane Chaves Ramos