top of page

23 - A leitura da palavra ilumina nossas vidas


A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho. Salmos 119:105


A leitura bíblica é uma disciplina espiritual maravilhosa e transformadora, mas que muitas vezes é negligenciada pelo ritmo de vida frenético que temos. Porém, ao não priorizarmos momentos na presença de Deus, deixamos de aprender sobre as verdades eternas. A palavra é o recurso que o próprio Deus nos deu para iluminarmos nossas vidas.


Acredito que cada uma de nós já teve um momento da vida em que nos percebemos fracas e com pouca dedicação à leitura, mas é exatamente nesse momento que devemos trazer a luz para a nossa fraqueza e perseverar na busca por conhecimento. É preciso ser comprometida com esse aprendizado, pois a leitura é um alimento para o nosso espírito.

O importante é permanecer nessa busca, pois, assim como em qualquer outra prática, é a constância que transformará a leitura um hábito prazeroso. Dedique tempo a aprender daquilo que o Senhor tem tanto prazer em nos ensinar, mas não apenas leia, também medite e estude a escritura.


Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro. Os teus mandamentos me tornam mais sábio que os meus inimigos, porquanto estão sempre comigo. Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, pois medito nos teus testemunhos. Salmos 119:97-99


Algo que, particularmente, me ajuda a honrar o compromisso de ler mais a bíblia, é estabelecer horários e ter um plano de leitura. Esse processo não precisa ser engessado, porque muitas coisas podem acontecer, contudo, tenha um plano B para que a programação não seja quebrada. Por exemplo, se chegar o horário estabelecido e, por algum motivo, você não puder cumprir, já tenha em mente como você pode reorganizar a sua leitura.


E lembre-se: o importante é começar. As pessoas são diferentes, possuem vidas e rotinas diferentes, são muitas as particularidades. Vá no seu ritmo, apenas não pare. Persista, pois vale muito a pena dedicar tempo para aprender mais de Deus, pois é na palavra que ele nos revela aquilo que ele planejou à humanidade e nos mostra como devemos proceder.


Então eu disse: Aqui estou! No livro está escrito a meu respeito Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua lei está no fundo do meu coração. Salmos 40:7-8

A minha oração é para que cada uma de nós possa nos comprometermos a aprender mais de Deus e a nos deleitarmos em sua palavra. Para que a cada dia tenhamos discernimento sobre como devemos proceder e de como podemos irradiar o seu amor neste mundo que precisa tanto de graça e misericórdia. Ajuda-nos, Deus, e permita que tenhamos um coração que te ame acima de qualquer coisa e que deseje estar na sua presença mais que em qualquer outro lugar. Amém!


Por Camilla Melo


bottom of page