Buscar

13 - Para Não Esquecer

Eu amo criar listas! Crio listas de lugares que quero conhecer, das minhas coisas, músicas ou momentos preferidos, itens que quero comprar, sonhos que desejo realizar e, principalmente, do que eu preciso fazer. Diariamente, coloco em tópicos todos meus afazeres e planos e, à medida que eu vou fazendo, vou riscando cada item. E que sensação boa! Sensação de dever cumprido! É óbvio que nem sempre dá para fazer tudo o que foi planejado, mas é muito importante ter uma organização.

Não sei se você tem o costume de criar listas de tarefas diárias ou se as mantém apenas na mente. O importante é não esquecer de incluir alguns itens que são imprescindíveis. Existem atividades em nossa vida cristã que não podemos negligenciar para que haja crescimento espiritual e amadurecimento na fé.

Diariamente precisamos priorizar nosso momento de leitura da Bíblia, a Palavra de Deus. “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. (...) Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti.” (Salmos 119.9 e 11) O Senhor nos instrui que a Sua Palavra é o caminho para a pureza e para não pecarmos. Na leitura bíblica e em seu estudo, encontramos orientação, consolo e sustento. Através da Palavra de Deus, ouvimos o direcionamento de Deus para o seu povo desde a criação do mundo até os dias de hoje, trazendo a salvação para o mundo que estava em trevas. Na Bíblia, há palavras de vida, de amor, de paz e de esperança. Ao estudá-la, podemos conhecer mais o nosso Deus, sua grandeza, seu poder e entender Seu plano para nós.

Juntamente com a leitura da Palavra de Deus, devemos nos envolver em uma vida de oração todos os dias. “Orai sem cessar.” (1 Tessalonicenses 5.17) Não importa o que esteja a nos cercar, quais sejam as circunstâncias, a ordem de Deus continua sendo a mesma: nunca pare de orar. Através da oração, podemos conversar com o nosso Pai, adorá-lo, louvá-lo por quem Ele é, confessar nossos pecados, abrir nossos corações, agradecermos por tudo o que Ele tem realizado, entregarmo-nos por completo, colocar nossos pedidos diante dele, assim como a vida de outras pessoas.


Por fim, mesmo que estejamos cheios de atividades, não podemos deixar de lado a comunhão com nossos irmãos na fé. “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quando vedes que o Dia se aproxima.” (Hebreus 10.25) Precisamos estar ligados à Igreja de Cristo, congregando com nossos irmãos. Mesmo sendo formada por pessoas imperfeitas, como eu e você, é através dessa comunhão que seremos exortados, poderemos dividir nosso fardo, aprender mais da Palavra de Deus e adorar e louvar ao Senhor em união. Que possamos participar dos cultos e estudos, nos envolver ministerialmente e estarmos dispostos a servir ao nosso Deus em unidade!


O meu desejo para 2021 é que, em nossas listas diárias, nunca nos esqueçamos do nosso momento devocional, onde iremos estudar a Bíblia e falar com Deus, além de estarmos sempre envolvidos com o corpo de Cristo, a Igreja. Que assim como não esquecemos de nos alimentar diariamente para estarmos fisicamente fortes e saudáveis, que possamos lembrar sempre de alimentarmos o nosso espírito, para sempre estarmos espiritualmente nutridos e cada dia mais parecidos com Cristo.


Por Maressa Lopes