top of page

29 - Com Jesus durante a noite

Há momentos em que o Senhor nos encoraja a buscá-lo para além das paredes do nosso lar, além dos rostos conhecidos, além dos horários comerciais. Há dias em que precisamos levantar e procurar o Senhor nas ruas, nas praças, em lugares não rotineiros. Há momentos em que Ele escolhe revelar-se pessoalmente para nós em meio aos famintos, aos que não tem onde reclinar a cabeça. Há dias em que Ele chama Sua noiva à um encontro não programado e conta com a sua prontidão em aceitá-lo.

No livro de Cantares a Amada narra um momento em que levanta-se para procurar o Amado:

"Em meu leito, durante a noite, busquei o amado da minha alma. Procurei-o e não o encontrei! Vou levantar-me, vou rondar pela cidade, pelas ruas, pelas praças, procurando aquele a quem ama o meu coração. Eu o procurei cuidadosamente, todavia não o achei.


Encontraram-me os guardas quando faziam a ronda pela cidade; eu lhes indaguei: 'Porventura vistes aquele a quem eu amo?'" (Cantares 3.1-3)

Nessa passagem percebemos o anseio da Amada pelo encontro com o seu Amado e a sua coragem em deixar o seu quarto, a sua casa, e sair para procurá-lo nas ruas durante a noite. Sabemos que precisamos ser prudentes e cautelosas, mas essa passagem nos mostra a busca da Amada pelo seu Amado de forma diligente a ponto de estar disposta a arriscar-se por amor a Ele.

Como noiva de Cristo precisamos ter anseio por encontrá-lo todos os dias e nos movermos nessa busca. Por amor a Ele precisamos afastar todo o medo (I Jo 4.18) que ronda os nossos corações e estarmos dispostas a obedecermos os seus chamados.

Servir o Rei faz parte da vida cristã. Somos designados a missões específicas em etapas diferentes de nossas vidas. Levantar para encontrar o nosso Amado entre aqueles que muitas vezes passam despercebidos, talvez seja o que o Senhor tem designado para você nesses dias com um foco especial nesse serviço.

"Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.

Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’.

"Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? "O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’. " (Mt 25.34-40).

Há muito o que podemos fazer por amor a Jesus. Há muitos que precisam receber do amor que temos por Cristo. Quão difícil é para nós enxergarmos Cristo uns nos outros, e até mesmo naqueles que ainda não conhecem Jesus! Somos tão falhas! Mas o Senhor é como uma fonte inesgotável que não cessa de jorrar amor, e todos os dias está disposto a derramar a porção diária de amor em nossos corações para que assim possamos transbordar na vida de outros.

Talvez hoje o Senhor esteja lhe convocando a fazer parte de um batalhão que milita na noite, sendo socorro àqueles que dificilmente são ouvidos.

Talvez você seja a lanterna para o coração de alguém através da sua atenção, através das suas palavras, agasalhos, orações, dons e alimentos.

Não sei o que tem "queimado" no seu coração nesses dias, mas o Senhor sabe. Se você tem buscado uma direção de Deus para saber o que fazer e como fazer, continue orando, o nosso Rei é fiel para nos orientar e capacitar em todo o tempo.


Por Bárbara dos Santos

bottom of page