top of page

27 - Uma luz protegida por deus

"Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno." João 17:15 (NVI)

Esta é uma pequena parte da oração sacerdotal que Jesus fez por todos nós, tanto para os de sua época, quanto para os que vivem em 2020. Se desejamos ser luz do mundo precisamos entender que nós não somos do mundo, assim como Jesus também não era (Jo 17:16), entretanto Ele sendo Deus veio para cá cumprir a missão dada por Seu Pai. Seguindo os passos de Jesus nós também temos uma missão aqui: irmos pelo mundo para fazer discípulos (Mt 28:19-20), sermos sal da terra e luz do mundo (Mt 5:13-14), enfim nós fomos enviados ao mundo (Jo 17:18)! Mas Jesus sabia que no mundo há o nosso inimigo, por isso Ele pede ao Pai que nos proteja daquele que quer acabar com o nosso relacionamento com o Senhor. Então, fica a pergunta: como viver no mundo, cumprir o nosso propósito, ser luz, mas não se deixar levar pelo maligno? Vamos juntas pensar em algumas coisas neste devocional.


Primeiramente, deve estar bem claro em sua mente que só há um lugar no qual você pode se proteger do maligno: no esconderijo do Altíssimo (Sl 91:1)! Estar no esconderijo do Altíssimo é dizer ao Senhor: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio” (Sl 91:2). “Confiar” está aí uma palavra-chave, se você estivesse fugindo de algum perigo e alguém lhe oferecesse um refúgio, você só aceitaria se confiasse nessa pessoa, certo? Para estar no esconderijo do Senhor você necessita confiar nele, confiar que Ele irá prover tudo quanto você necessitar e que nada te faltará (Sl 23:1), confiar que Ele te ama (Jo 3:16), confiar que seus pecados já foram perdoados através de Jesus (1 Jo 2:12), confiar que você foi feita de modo assombrosamente maravilhoso (Sl 139:14). Ter plena convicção de que essas afirmações são verdades é crucial, pois é o exato oposto delas que o maligno constantemente repete em nossa mente através do “mundo”, ele diz que você não tem coisas o suficiente, faz você se comparar com aparente vida perfeita de outras pessoas, diz que você não é amada, e que seus pecados são grandes demais para serem perdoados, ele insiste em dizer que você é um erro. Você tem se escondido no Altíssimo? Tem protegido sua mente das mentiras? Tem confiado nas verdades do Senhor?


Em segundo lugar, mas não menos importante, para que não deixemos nos levar pelo maligno devemos nos vestir da armadura de Deus que é relatada em Efésios 6:10-18. Para que estejamos protegidas temos que fazer parte do exército do Senhor e nenhum exército sai para guerrear se seus soldados não estiverem protegidos para resistir ao dia mal e assim poder vencer e permanecer inabaláveis depois de terem vencido tudo (Ef 6:13). Então, cinja-se da verdade, vista a couraça da justiça, calce os pés com a preparação do evangelho da paz, segure sempre o escudo da fé, use o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, além disso, “orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos” (Ef 6:18). Se desejamos ser luz para o mundo e assim cumprirmos a missão que o Pai tem para nós, devemos aprender a nos esconder nEle e a nos prepararmos para os dias de batalha.


No entanto, lembre-se: você não está sozinha nessa, o próprio Jesus orou ao Pai pedindo que Ele te protegesse do maligno. Diante de tudo isso que te falei quero que você acalme seu coração, confie em Deus, se esconda nEle, vista a armadura do exército de Deus, ore sempre e seja luz!


Por Heloísa Galdino

bottom of page