top of page

27 - Não desanime de um sonho adiado

"Lembre-se da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”" Josué 1:9 NTLH


Esse ano que se passou te deixou aflito em algum momento? Uma aflição como se quisesse fazer você desistir de várias metas e sonhos? A pandemia te entristeceu de tal maneira a tirar a esperança de você durante o ano? Não fique desanimado! Deus tem grandes coisas para você neste novo ano que se inicia, e uma delas é cuidar de você com todo o amor!


O versículo de Josué 1;9 nos abraça de tal forma a nos resgatar e encher de amor e esperança. O próprio Pai nos fala para sermos fortes e corajosos, pois Ele está conosco por onde formos. Guarde esse versículo durante 2021! Anote ele em um papel e guarde dentro de sua bíblia ou onde você possa encontrá-lo fácil. Quando se sentir incapaz ou desanimada para realizar alguma meta, um sonho ou até mesmo algum imprevisto, lembre-se que o Pai está com você!


No início do ano, normalmente focamos em novas metas, em novos sonhos, em novas prioridades e oportunidades. Essa etapa nos faz pensar muito sobre os sonhos dos anos passados que deixamos de lado por não ser o momento certo. Por vezes, esses adiamentos de sonhos nos entristecem, e até mesmo pensamos em desistir deles pelo tempo que já passou ou por causa das grandes batalhas que os acompanham, entretanto, não desista deles. Se você entregou nas mãos do Senhor, confie! São nesses momentos que a glória de Deus se manifesta, e com isso vêm grandes ensinamentos e amadurecimentos.


Foi em uma situação parecida com essa que os Hebreus foram resgatados do Egito, e Deus cuidou de cada um deles, mesmo nada saindo como o planejado de cada um. Eles apenas confiaram no Senhor! Ocorreu algo parecido com José também, que foi vendido como escravo (trazendo para o contexto do devocional, teve seus sonhos adiados de forma abrupta), mas ele confiou nos planos de Deus e logo foi enriquecido de ensinamentos e grandes oportunidades. Podemos aprender também com a mulher do fluxo de sangue que teve todos os seus sonhos adiados por uma enfermidade que não tinha cura e foi curada por sua fé em Jesus.


Há vários momentos bíblicos em que a glória do Senhor se manifestou nos momentos em que não se viam mais oportunidades para os sonhos. Eles obedeceram e mantiveram a firme confiança em Deus e foi aí que receberam a manifestação graciosa do Pai! Não desista quando você chegar nesses momentos em que os seus sonhos não serão prioridades para Deus naquele momento. Deus nos prepara para recebermos tudo nesse mundo. Ele nos ensina e nos capacita todos os dias. Ele tem o momento certo para todas as coisas. Se você teve seus sonhos não concretizados em 2020, não desista! Deus está cuidando de você e te capacitando.


Não deixe de confiar em Deus em 2021, por mais que tudo pareça incerto e difícil. Nada é impossível para Deus. Confie no Pai! Chame-o para planejar suas metas de 2021 com você. Peça para ver Ele agindo durante todo o processo. Muitas pessoas na Bíblia tiveram suas promessas cumpridas após anos, mas todo o processo trouxe consigo grandes aprendizados. Converse com Ele sobre as suas aflições e ansiedade. Não deixe nenhum momento diminuir a sua fé em Cristo Jesus!


"Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação." Filipenses 4:13 NTLH


Para refletir:

-Reescreva todos os sonhos que você teve que adiar em 2020 e converse com Deus sobre todos eles. Peça para Deus te mostrar a vontade dEle sobre a sua vida.

-Escreva em um pequeno parágrafo para você mesma todos os sonhos onde você confiou em Deus e Ele te ajudou a realizar. Conte como foi a experiência de se manter firme em Jesus.

-Se ainda não fez, faça uma lista de metas e sonhos para 2021 e entregue-os para o Senhor e confie. Converse com Ele durante o ano. Peça para Ele te mostrar o agir dele durante o processo, afinal, o processo traz grandes aprendizados e nos amadurece na fé.

-Ore para Deus cuidar do seu ano. Ore para Ele estar com você. Entregue para ele todas as suas vontades.

-Adicione na sua rotina momentos com Deus. Louve, faça devocionais, converse com Ele, expresse-se, jejue! Cuide de você espiritualmente, juntamente com Jesus!

-Como você aplica o ensinamento desse devocional na sua vida a partir de hoje?


Por Fernanda Rodrigues

bottom of page