top of page

25 - O Senhor nos guia para caminharmos na contramão dos padrões deste mundo

“Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso” Lucas 6:36


A lógica do mundo em que vivemos nos leva a acreditar que a vida pode ser pautada pela meritocracia e este caminho é muito perigoso, pois pode nos colocar numa vivência pautada na religiosidade ou nos fazer acreditar que ainda podemos empregar a lei de Talião (olho por olho, dente por dente) nas nossas relações. Servir a Deus e amar ao próximo é nosso dever, mas não podemos julgar quem pode ou deve receber misericórdia. O Senhor é amor e Justiça e só ele pode julgar. A lógica do Reino de Deus é o oposto do que é pregado aqui nesta terra.


Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus. Lucas 6:35


O Senhor nos chama a nos derramarmos em atos de compaixão e misericórdia até por quem não gostamos, inimigos, ou seja, quem julgamos que não merecem tanta atenção. Mas é isto que significa ser sal e ser luz aqui e agora. O nosso chamado é para fazermos a diferença.


"Que mérito vocês terão, se amarem aos que os amam? Até os ‘pecadores’ amam aos que os amam. E que mérito terão, se fizerem o bem àqueles que são bons para com vocês? Até os ‘pecadores’ agem assim. Lucas 6:32,33


Nos esquecemos que muitas vezes fazemos e propagamos coisas não tão boas, logo, pela lógica vigente na sociedade nós não seríamos merecedores de recebermos a bondade e a misericórdia do Senhor, mas ele nos oferece e renova sua misericórdia diariamente. O amor bondoso do Senhor é muito paciente para conosco, por isso também devemos ser com os outros. “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus”. Romanos 3:23,24


O Senhor nos dá diariamente a capacidade de impactarmos positivamente o dia de alguém, pois agir na contramão causa impacto, é ser diferente é levar esperança. A Graça e a misericórdia de Deus nos envolvem e nisto não há mérito nosso, por isso devemos dividir com os outros.


Quando a Graça de Deus nos encontra somos convidados a andar com calma num mundo em que todos correm e para algumas pessoas pode soar como uma perca de tempo, ou um descompasso. Contudo, caminhar num mundo que corre pode lhe dar a oportunidade de enxergar quem caiu e gentilmente ajudá-lo a levantar. Quem corre também não contempla a paisagem, mas quem caminha ver os detalhes e os examina.


Na caminhada da vida temos inúmeras oportunidades de oferecermos ajuda, demonstrarmos misericórdia, sermos um lampejo de esperança na existência de alguém e assim manifestarmos aquilo que recebemos também de forma imerecida. E o Senhor nos convida a fazermos isso não apenas por aqueles que amamos, mas para todo aquele que precisa, mesmo que seja meu inimigo.


Por Camilla Melo

bottom of page