top of page

24 - Identidade

Muitos de nós que estão dentro da Igreja e se denominam cristãos, sofrem por não estarem seguros quanto a suas identidades como filhos de Deus. Essa incerteza de quem Deus é e de quem somos Nele, nos leva a comparação com outras pessoas e a aceitar "rótulos" e estigmas que não fazem parte da nossa identidade. Ter convicção de nossa identidade como filhos amados de Deus, nos torna livres do jugo que é buscar a aceitação das pessoas, por já sermos aceitos em Cristo.


Identidade é a qualidade de ser idêntico. Para nós cristãos, idênticos à Deus (Gênesis 1:26). É um conjunto de características particulares e exclusivas que identificam e diferenciam as pessoas. É isso que nos torna únicos! Quando recebemos Jesus em nossa vida, Deus nos dá o seu Espírito Santo e Ele é o selo, a marca de que não somos mais criaturas, mas filhos e filhas. E uma vez filhos, Deus se torna o nosso Pai; e é Ele quem define a nossa identidade.


Quando passamos a compreender quem Deus é para nós, temos nossa identidade firmada Nele.


Satanás fará de tudo para nos fazer duvidar de quem somos e do que podemos fazer (Mateus 4:1-3), mas Deus sempre afirmará a nossa identidade como Ele fez com o próprio Jesus (Mateus 3:17). Infelizmente não é só o diabo que nos leva a duvidar de nossa identidade, mas as pessoas ao nosso redor também. Muitos crescem ouvindo de familiares que são "isso ou aquilo" e isso pode ser tão frequente que passamos a acreditar e a adotar esses "rótulos" como sendo verdadeiros. Essa é uma forma que o inimigo usa para trazer uma falsa identidade nos confundindo de quem realmente somos. Mas o único que pode dizer quem eu e você é, é o nosso Criador, que coloca o Seu nome sobre nós.


Em outras vezes, começamos a nos comparar com outros como fez Jacó. Achamos que precisamos da aprovação das pessoas para sermos aceitos e abençoados por Deus. Nos cobrimos com "vestes", porém O Senhor não poderá nos abençoar quando fingimos ser alguém que não somos (Gênesis 27:15-16, 17). Precisamos nos comparar menos e

contemplar mais à Deus. Só assim seremos como Ele nos criou para ser.


Aprendemos como receber uma nova identidade com Jacó. Ele foi conhecido como enganador. Roubou a benção de seu irmão Esaú ao se passar por ele e ainda passou a perna em Labão, seu sogro. Mas tudo isso mudou quando Jacó teve seu encontro com Deus no vale de Jaboque (Gênesis 32: 22-32). Jaboque significa "travessia e Esvaziar". E assim como Jacó, precisamos estar vazios do que acabamos nos enchendo, como rótulos, culpas e comparações.


Precisamos também ficar sozinhos (v.24). Muitas vezes são nos momentos de solitude, que Deus se revelará a nós e nos dará uma nova identidade. E por último, precisamos ser verdadeiros com nossos defeitos e mostrar quem somos sem máscaras ou fingimento (v.27). Jacó disse quem ele era e como consequência, o Anjo mudou o seu nome "... Seu nome não será mais Jacó. De agora em diante, você se chamará Israel…" (v.28). O nome Israel significa " Deus luta"; e naquele dia essa passou a ser a nova

identidade de Jacó.


Assim como Deus mudou a identidade de Jacó, Ele quer fazer com você. Oro para que através desse texto, o Senhor possa ter aberto seus olhos para quem você é Nele. Abraçe a sua identidade e nunca mais deixe ninguém te dizer quem você é. Você é o que Deus diz que você é. Você é filha,você é amada, você é única. E você tem um Pai que te aceita. E isso é tudo o que importa.

● Reflita: o quanto você tem permitido que a opinião das pessoas defina sua

identidade? O que pode ser a causa disso?

●Agora que refletiu e analisou, quais decisões você pode tomar hoje para mudar sua perspectiva sobre si mesma?

●Passe um tempo sozinha com Deus e ore para que você seja ensinada a olhar para si mesma como Ele a vê. Peça para que as mentiras sobre sua identidade sejam

todas quebradas e declare todos os dias as verdades bíblicas sobre quem você é

em Deus.


Por Lais Souza

bottom of page