Buscar

23 - Um lugar de descanso e cura

Quando falamos de sofrimento, logo pensamos em Jó que perdeu tudo que tinha ou então nos vários salmos de angústia e dor. Esses livros não estão na Bíblia por acaso, mas para nos mostrar que o sofrimento, a dor, a angústia e a perda são coisas normais na vida humana. Essas palavras estão no Livro Sagrado para nos mostrar também que há um conforto que só o Senhor pode nos dar.


Quando lemos o salmo 42, logo no começo vemos que o salmista anseia por Deus. Ele diz: “Como suspira a corça pelas águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?” (v. 1 e 2).


Com essas palavras ele expressa o anseio desesperado que sua alma tem pelo Senhor. E é normal se sentir assim, todos nós passamos por momentos em que Deus parece ausente e ansiamos pela certeza de Sua presença. A questão é: mesmo que não pareça, mesmo que você não sinta, Ele está lá!


É por isso que depressão não é falta de Deus. Ele está conosco durante os dias nublados e sombrios. Se fosse ausência da presença de Jesus Cristo, todo ímpio estaria sofrendo de algum transtorno, todo ímpio teria depressão. Se fosse, onde encaixaríamos o rei Davi em seus momentos de profunda dor, tristeza e sofrimento?


No salmo 116:10 nós lemos o salmista dizer: “Cri, por isso falei: Estou completamente arruinado” e isso mostra também a fé que ele tinha em Deus, pois ele acreditava no Senhor, acreditava que Ele ouviria sua oração e sabia que Ele o deixaria dizer como se sentia.


Melhor do que qualquer pessoa, o nosso Deus entende pelo que estamos passando e Ele nos permite dizer como estamos nos sentindo. Isso não anulará Seu amor e cuidado por nós. O caráter dEle é imutável e não há nada que nós possamos fazer para mudar isso! Ele é justo e bom. Ele está no controle das nossas vidas e se importa com cada detalhe dela.

Nós precisamos aprender a buscar ao Senhor independentemente do cenário e das circunstâncias da nossa vida. O Senhor quer que entremos em um lugar de cura e descanso que só existe nEle e para isso, precisamos aprender a aceitar Seu cuidado.


No livro “Curando as Feridas da Alma”, Sheila Walsh escreve o seguinte: “É isso que significa descansar no Senhor. Significa permitir que Deus a alimente quando a jornada é dura demais para você vencer sozinha. Significa chegar ao fim dos seus recursos e perceber que Deus continua do seu lado para ajudá-la a avançar um pouquinho mais. Significa manter seus olhos voltados para ele e confiar que, não importa o que aconteça, ele jamais deixará você afundar nas ondas das águas profundas. Deus nos prometeu que jamais nos daria mais do que conseguimos suportar (1Coríntios 10: 13) e que ele nos ajudaria em tempo de dificuldades (Salmos 46). O salmo 22 começa com gritos de angústia e termina com louvores ao Senhor. Há grande conforto em contar todas as nossas dificuldades a Deus, e há conforto também em lembrar suas promessas de cuidado por nós”.


O Senhor não quer ver seus filhos sofrerem, mas melhor do que ninguém Ele compreende nosso sofrimento, os motivos das nossas ansiedades, aflições e dores. Ele quer que nos acheguemos a Ele com coração quebrantado e pronto para dizer e expressar o que estamos passando, como estamos nos sentindo. Ele quer que entremos no descanso para nos dar Seu conforto.


Isso significa que devemos abrir mão de médicos e psicólogos? De maneira alguma! O Senhor deu dons e talentos para essas pessoas cuidarem de outras. Antes mesmo que você queira, Ele é o maior interessado na sua cura! Deus te conhece antes mesmo da fundação do mundo e Ele está contigo nos momentos mais confusos e turbulentos. Ele se importa com cada uma das suas emoções, então confie em Sua presença e agir.


O salmo 42 começa com o anseio por Deus e termina com o salmista dizendo para sua alma: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu”.


Por Karina Marques

© VEM E VAMOS 
created by Danielli Cadore
 

  • Preto Ícone Spotify

DANIELLI CADORE

Obrigada por estar aqui!
me acompanhe no instagram
  • Instagram