top of page

24 - Planejando com o Pai

"É da natureza humana fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor. Ainda que as pessoas se considerem puras, o Senhor examina as intenções de cada um. Confie ao Senhor tudo que você faz, e seus planos serão bem-sucedidos." (Provérbios 16:1-3)


(O Senhor tem prazer em nos conduzir a encontrar as respostas que vem dEle. Esse devocional foi pensado com essa intenção, nos encorajar a viver esses processos de busca com o Senhor. Espero que traga ânimo ao seu coração.)


Eu não quero que você se apegue somente ao que Eu disse a você até aqui. A estrada é cheia de curvas, e até chegarmos ao cumprimento das Minhas promessas terrenas e eternas, Vou continuar lhe direcionando. Isso quer dizer que o maná de ontem não serve mais para hoje. Se você deixar de buscar o alimento espiritual, de se alimentar de Cristo, pode perder a porção do dia. Todo dia tenho maná fresco esperando você. (Ex 16.35; Jo 6.35)


Estamos construindo um relacionamento, lembra? Conta Comigo para dividir seus planos diários. Conta Comigo para decidir se deve inserir algo na sua agenda ou não. Conta Comigo para ajudá-la a peneirar seu tempo, relacionamentos, atividades. Conta Comigo para comemorar vitórias. Conta Comigo para chorarmos juntos quando vierem dias difíceis. Conta comigo para estar com você até o fim. (Hb 13.5)


Quem lhe disse que não quero contar os planos que tenho para você? (Jr 33.3) Pensa isso porque não acha que é merecedora? Nunca foi por mérito, filha (Ef 2.8-9; Sl 147.11). Pensa isso porque acha que ainda não está preparada para ter acesso a informações vindas de Mim para você? Sou Eu quem a chamo, quem digo o que quero que faça; sou Eu quem moldo seu coração; sou Eu quem preparo você; sou Eu quem sustenta o seu coração até o fim em cada propósito que tenho em sua vida. Qual é a sua parte, então, no plano? Buscar-me de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças, com todo o seu entendimento - Me buscar. (Jr 29.13) Não quero que fique à deriva, deixando qualquer vento levá-la (Ef 4.14-15). Posso trazer esclarecimento de como quero que invista seu tempo esse ano, sobre o que será melhor para você (ainda que discorde em alguns momentos). Acha mesmo que tenho prazer em reter informações que vão cooperar para o seu bem? Nem tudo será revelado a você nesse tempo. Mas, por isso vai deixar de buscar o que tenho preparado nesse momento?


Algumas coisas simplesmente vão acontecer, outras virão a partir de decisões suas - por isso você precisa Me buscar para não tomar decisões que tragam consequências que nos distanciem. As minhas ovelhas ouvem a minha voz (Jo 10.27). Tenho prazer em ensiná-la a discernir a minha voz de outras vozes. Não tenha medo. Permita que Eu esteja na direção da sua estrada e confie. Experimente começar a Me buscar enquanto planeja. Vamos fazer planos juntos. Tenho planos a seu respeito, planos de paz (Jr 29.11)


Uma criança não faz planos sozinha sobre como será seu ano (ou não deveria fazer). Ela precisa da orientação e autorização de seus responsáveis para tomar decisões. Sou seu Pai, autoridade sobre sua vida, venha conversar Comigo, estou esperando você no lugar secreto. Quantas decisões em um momento de precipitação poderiam ter sido evitadas? (Mt 6.6)

Não faço planos distantes dos princípios da minha Palavra. Não faço planos que levem de você a Minha paz (Cl 3.15). Meus planos não estão associados ao pecado - à mentira, ao adultério, à fofoca, à imoralidade sexual, a confusões de todo tipo... Todos os meus caminhos são caminhos de vida, justiça e retidão. (At 2.28; Pv 8.20)


Sente falta de alguém para fazer planos com você? Conte Comigo. Tem dificuldade de dividir seus planos e abrir mão deles quando precisa? Também pode contar Comigo para ajudá-la a Me contar seus planos, a aprender a confiar e deixar de lado alguns, quando for necessário. Vamos fazer planos juntos.


Conte com o Senhor para seus planejamentos. Ele nos ama como ninguém mais e quer nos conduzir em mais um ano com Ele.


Por Bárbara dos Santos

bottom of page