top of page

23 - Esperançar um verbo difícil de conjugar na tristeza

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança”. Tiago 1:2,3 (NVI)


Vivemos dias muito difíceis, sabemos que o mundo não é um lugar bom, e num contexto de pandemia parece que toda, ou pelo menos boa parte, da sociedade vive mergulhada pela desesperança. Mas o próprio Jesus nos disse que no mundo teríamos aflições (João 16:33), contudo, não devemos nos deixar sucumbir por elas. Só momentos de dificuldade podem produzir a esperança. Quando vemos o significado de esperança no dicionário encontramos os seguintes conceitos: sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé.


A nossa esperança deve estar no Senhor, pois só ele pode ser nossa fonte de satisfação e fortaleza no momento de aflição. Dificuldades certamente nos alcançarão, mas se estivermos firmes no seu amor por mais que nos entristeçamos, não seremos dominados pela desesperança. Ele ouvirá o nosso clamor!


Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro. Salmos 40:1


A esperança no socorro que vem do Senhor gera em nós a perseverança, por isso devemos ter ânimo naquele que é o autor das nossas vidas. Ele ouve nossas súplicas e mesmo em momentos de escuridão, ele é conosco, a palavra dele nos mostra que ele jamais abandona um de seus filhos, como está escrito em Hebreus 13:5.


Na presença dele podemos descansar por mais difícil que seja nossa tribulação ele nos conduzirá pelo melhor caminho, o que não significa que seja o caminho mais fácil, mas ele estará presente em toda a jornada. E a companhia dEle neste trajeto, por mais tortuoso que seja o caminho, deve nos trazer contentamento, pois Ele há de nos transformar em meio a dificuldade e mostrar o seu amor de forma desmedida.


Conjugar o verbo esperançar em meio às provações é um desafio para a nossa fé e não é algo fácil, afinal, somos seres humanos falhos, por isso devemos buscar a restauração todos os dias para que possamos nos parecer mais com Ele. Para que mesmo em meio ao vale de lágrimas ele se manifeste em nossas vidas e através delas. O nosso desafio em esperançar é sermos a cada dia mais firmes nos propósitos do Deus vivo, pois Ele é imutável. Ele é o mesmo hoje, ontem e amanhã. A sua misericórdia se renova a cada manhã e isso já é motivo mais que suficiente para firmamos nossa esperança apenas nele!


Um autor que eu gosto muito, chamado Tomás Halík, diz que: “A esperança é a fenda que, nos momentos sufocantes do presente, nos permite respirar uma brisa do futuro e sem a qual podemos sufocar em determinadas situações”. Essa brisa no meu entendimento é o próprio Jesus, então, deixemos que ele traga todo o renovo que precisamos!


Por Camilla Melo


Referência Bibliográfica:

HALÍK, Tomás. Não sem esperança: O retorno da religião em tempos pós-otimistas. 1. Ed. Editora Vozes,2018.

bottom of page