top of page

21 - Viva no reino da luz


Muitas vezes quando paro para olhar como está a situação do mundo de hoje, eu desanimo. A maldade se manifesta no coração humano. Pais que abandonam seus filhos e alguns que até os jogam pela janela de um prédio. Esposas que traem seus maridos, maridos que batem em suas esposas. Líderes que são corruptos e pegam o que são do povo. Uma geração que cancela mais do que ajuda. Guerras, bombas, tiroteios. Falta de respeito, falta de amor.


Aí olho para mim. Nunca matei, nunca joguei uma bomba e nunca roubei milhões de reais. Mas o coração pecaminoso está dentro de mim. Quantas vezes já senti ódio por alguém? E a Palavra de Deus diz que “Quem odeia seu irmão já é assassino.” (1 Jo 3:15) Olho para mim e me vejo ingrata, impaciente, orgulhosa, crítica, mentindo, colocando ídolos no meu coração, sentindo inveja, sendo má, fofocando... Sou pecadora.


“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Rm 5:8) Deus enviou Seu Filho aqui na Terra para viver uma vida perfeita, ser nosso exemplo, entregar sua vida por nós e vencer a morte após três dias, ressuscitando, mesmo nós sendo quem somos. “Para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3:16b) Agora temos a garantia da vida eterna para todos os que crêem em Jesus com seu único Senhor e Salvador! Ele pagou os meus pecados, me livrou da morte eterna.


Sou perfeita a partir de agora? Nunca mais irei pecar? Não, infelizmente. Mas me esforço para ter uma vida que busque a perfeição e a santidade. E quando olho para meus pecados, que faço de tudo para serem acidentais, e não intencionais, olho com arrependimento e dor no coração, confessando-os para o Senhor.


Quando olho para a maldade do coração humano ainda desanimo. Mas me lembro de como estava o mundo na época de Noé. Em Gênesis 6, nos versículos 5 e 6 podemos ler o relato deixado para nós: “O Senhor observou quanto havia aumentado a perversidade dos seres humanos na terra e viu que todos os seus pensamentos e seus propósitos eram sempre inteiramente maus. (...) Isso lhe causou imensa tristeza.” A terra estava cheia de pessoas inteiramente más e perversas e isso entristecia nosso Senhor.


E no meio de toda essa maldade, havia alguém que se destacava, alguém que era diferente, uma luz no meio da escuridão. “A Noé, porém, o Senhor mostrou benevolência. Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus.” (Gn 6:8,9) Noé era diferente de todos os outros ao seu redor, os quais eram inteiramente maus. Noé era justo, reto, bom, íntegro, honesto. Noé andava com Deus.


E aqui está todo o segredo: andar com Deus. A pessoa que anda com Deus passa a ser luz na escuridão. A partir do momento cremos em Jesus como nosso Senhor e Salvador, lemos sua Palavra, buscamos obedecê-la e falamos com Ele através da oração, estamos andando com Deus. Mesmo em um mundo onde tudo está escuro, sem esperança e em que a maldade parece reinar, somos chamados a andar com Deus e vivermos o Reino da Luz.

Por Maressa Lopes

bottom of page