top of page
Foto do escritorVem e Vamos

12 - Enxergando os planos de Deus

Estamos chegando ao fim do primeiro mês do ano. Estamos sonhando e planejando, como costumamos fazer todos os anos. No entanto, assim como muitas vezes deixamos de planejar devidamente a nossa área espiritual (Ref. devocional do dia 8), também nos achamos autossuficientes e deixamos de enxergar os planos de Deus. Lembramos de Deus quando todos os nossos sonhos já estão no papel, os 365 dias do ano sonhados e planejados com sucesso (teoricamente).


Esquecemos, ou melhor, nos enganamos com o pensamento de que sabemos o que é melhor para nós. Sendo assim, colocamos tudo no papel e somente depois clamamos a bênção e ajuda do Senhor. Então, quando acontecem situações em que nos vemos perdidas, sem o controle, questionamos a Deus o porquê de tantas dificuldades, e ainda indagamos: “se era sua vontade Senhor, porque permitiste?”.


Se Deus agisse como muitas vezes nós agimos, apresentaria diversos prints da Bíblia, onde Ele nos ensina a consagrar, confiar os planos a Ele. Em Provérbios 16.3, diz “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.”. Isso não significa planejar e então clamar a Deus, mas buscar e sonhar os planos que Deus já tem para cada uma de nós.


Hernandes Dias Lopes disse em seu comentário Bíblico do Livro de Provérbios o seguinte: “(...) precisamos submeter a Deus nossos sonhos, nossos planos e nossos desígnios. Não administramos os acontecimentos; nem mesmo temos a garantia de que estaremos vivos daqui a cinco minutos. Dependemos totalmente de Deus. Não podemos ficar de pé escorados no bordão da autoconfiança. Precisamos rogar a direção divina para tudo o que fazemos, a fim de ser bem-sucedidos. Precisamos confiar ao Senhor as nossas obras, para que nossos desejos sejam estabelecidos. Não é a nossa vontade que deve prevalecer no céu, mas a vontade de Deus que deve ser feita na terra. Não é sensato fazermos nossos planos para depois pedir a Deus que os aprove. Precisamos orar para que os planos de Deus sejam os nossos planos. Os caminhos de Deus são melhores do que os nossos, e os desígnios de Deus são mais elevados do que os nossos. Os planos bem-sucedidos são aqueles que descem do céu para a terra, e não aqueles que sobem da terra para o céu.”


Portanto, busque entender os planos de Deus para a sua vida. E então, coloque tudo no papel, com a certeza de que é isso que o Senhor quer.


Por Taynara Puhl

1 comentário


Lara Bessa
Lara Bessa
21 de mar. de 2022

Enquanto Deus realiza os planos Dele em nós, desejos que nem sabíamos que tínhamos são realizados no caminho. As vezes fazemos planos que acreditamos serem os melhores possíveis, mas o Senhor nos conhece muito mais que nós mesmo, Ele nos mostra o quanto Seus planos são melhores que o nossos.

Curtir
bottom of page