top of page

22 -O recomeço diante da soberania de deus

"Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor." Provérbios 19:21


O fim do ano é sempre marcado por um período de reflexão, é o tempo de considerar aquilo que foi feito, as promessas cumpridas e aquelas que deixamos passar. Diante dessa análise, começamos a projetar o próximo ano, traçando novas metas e sonhos.


Janeiro é um mês de novos começos, é o momento de colocar em ação algumas promessas feitas no ano anterior, e dar início a alguns planos. O início de um ano é um momento de muita esperança e entusiasmo, a oportunidade do recomeço e do novo nos motiva a sonhar e crer.


Porém, todos os nossos planos, promessas e metas sem o entendimento da soberania de Deus, podem nos levar à frustração e decepção no decorrer do ano. Entender e crer que o Senhor sempre, e em qualquer situação, está no controle das coisas, e que os planos dEle sempre prevalecem, independente da circunstância, tem o poder de aliviar nossos fardos no decorrer do tempo.


Eu sei que é apelativo, mas 2020 foi uma lição para todos nós. Conseguimos enxergar a olho nu que nossos plano e metas não são imutáveis, e que, apesar do vale, nosso Deus sempre está presente e no controle.


Como cristãos, precisamos entender que não é o Senhor que nos serve, mas somos nós que o servimos. Cabe a nós buscarmos entender os planos de Deus e fazer parte da história que Ele já planejou. Não estou fazendo apologia a se viver uma vida sem planos e projetos, estou enfatizando que nós precisamos estar sensíveis no nosso relacionamento com Deus para entender aquilo que Ele quer para nós. Que precisamos estar dispostos a “perder” por crer na soberania e bondade de Deus, na certeza que Ele é um bom pai que sempre tem sonhos mais altos e melhores que o nosso.


Muitas vezes estamos tão afobados com o novo, estamos tão cheios de expectativas e tão focados nos nossos próprios desejos, que nos esquecemos de buscar ao Senhor para compreender como podemos fazer parte do projeto dEle para o Reino dEle. Como cristãos, nós fomos comissionados a servir no Reino, será que nossos planos, metas, sonhos e desejos contribuem de alguma forma para o Reino de Deus? Será que eu tenho feito projetos consciente da soberania de Deus sobre todas as coisas?


Faça planos, sonhe e estabeleça metas, porém, acima de tudo, busque do Senhor aquilo que Ele deseja para você nesse 2021. Busque ao Senhor incansavelmente, e eu tenho certeza que você conhecerá o coração dEle ao ponto de entender os planos dEle. Lembre-se da soberania dEle nos dias bons e nos dias ruins, e faça parte do plano maior que o próprio Deus já traçou para você.


Por Mariana Cruz

bottom of page