top of page

20 - O futuro pertence a Deus

"Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades." Mateus 6:34 NTLH


Você também é uma pessoa que se preocupa muito com o seu futuro? Se vai conseguir entrar para a faculdade ou se vai ser bem sucedida? Se vai se casar a tempo de Jesus voltar ou se vai ver seus filhos crescerem? Você tem que lidar com a ansiedade diariamente? É ansiosa para o dia de amanhã desejando que tudo aconteça logo? Ou apenas fica ansiosa em pequenos momentos, como por alguma compra na Internet ou resultado de algum sorteio? Esse tipo de sentimento e sensações são muito comuns. Isso nos mostra o quanto estamos vivos!


O problema é que toda essa “autonomia de escolhas” que temos, pertencem a natureza humana pecadora. Tudo o que planejamos ou todos os nossos pensamentos sobre o futuro, quando não colocados nas mãos do Senhor, vem da nossa natureza. Deus nos ensina a não colocarmos todas as nossas forças no futuro, para vivermos o presente. A glória de Deus se manifesta agora! No entanto, na maior parte das vezes, vivemos para o futuro, não é mesmo? Estamos sempre querendo que as coisas aconteçam logo e esquecemos de admirar a beleza de estarmos vivendo no presente, mesmo a tantos problemas e correrias do dia a dia. Mateus deixa claro no versículo acima que cada dia trás as suas próprias preocupações. Não devemos nos preocupar com o que irá ocorrer amanhã.


Não é errado planejarmos o futuro, de maneira nenhuma! Todos podemos e devemos ter uma linha de conquistas para a nossa vida. No entanto, não devemos colocar eles acima do Senhor. Isso nos torna sempre mais ansiosos e cansados mentalmente por não conseguirmos esperar o momento certo. O momento certo vem de Deus, assim como todas as coisas. Ele sabe do que precisamos e sabe do que queremos antes mesmo de pedirmos. Os gostos humanos são muito diversos. A cada etapa de nossa vida estamos diversificando e mudando, estamos mudando os artistas favoritos, os livros favoritos e até mesmo os destinos de nossas viagens. Estamos sempre mudando e inovando. O futuro ao ver humano é muito diverso, no entanto quando estamos em Cristo, o nosso futuro é certo. Deus que sabe do que precisamos e cuida do nosso futuro a todo momento.


Então, entregue todos os seus sonhos e desejos para Deus. Entregue para Ele todos os seus planos. Entregue para Deus o seu futuro! Deixe ele te guiar e te abraçar durante todo o processo. Ele é o único que pode te dar todas as melhores coisas desse mundo, e todas elas engrandecidas com a sua graça! Ele criou todas as coisas. Tudo o que planejar, entregue para Deus e você verá o seu agir perfeito e cheio de amor de um Pai que cuida e ama você!

Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece. O que vocês deveriam dizer é isto: “Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo.” Tiago 4:14-15 NTLH


Para refletir:

Leia 1 Pedro 5.7

1) O que tem tirado a sua paz nos últimos dias?

2) Como você tem lidado com o futuro e com a ansiedade de ter as coisas no presente?

3) Como você aplica o aprendizado desse devocional a partir de agora?

4) Você já teve a experiência de confiar algo em Deus? Como foi a experiência? Conte para você mesma.

5) Abra o seu coração para Deus e entregue todos os seus planejamentos para o futuro nas mãos dele.


Por Fernanda Rodrigues

bottom of page