Buscar

19 - Preocupação com o futuro

A Bíblia revela o cuidado de Deus para com o seu povo, desde o Éden até os dias atuais e certamente eternamente. No livro do Gênesis lemos que o homem através da sua desobediência perdeu a comunhão que tinha com Deus e exatamente nesse cenário o Senhor fala sobre o Cristo Salvador que iria vir para pisar na cabeça da serpente que é satanás.


Podemos observar através desse episódio que Deus já havia preparado o futuro da humanidade.


Pela Bíblia iremos nos deparar com Deus mais uma vez preocupado com o futuro da humanidade, a Bíblia nos mostra que nos dias de Noé o mundo já estava corrompido pelo pecado e Deus manda Noé construir uma arca. Depois que a arca estava pronta Noé entrou juntamente com a sua família e um casal de cada animal, e o Senhor mandou o dilúvio que destruiu toda a terra, porém Noé, sua família e os animais foram salvos, isso fazia parte da preocupação e cuidado de Deus com o futuro.


Mais a frente também no livro do Gênesis iremos nos deparar com a história de um jovem chamado José que foi a prova clara de que: Deus cuida do futuro. Esse jovem rapaz foi fiel ao Senhor em todos os momentos de sua vida e Deus o honrou. Um rapaz que não tinha nada (quem era vendido como escravo não tinha chance nenhuma de ser alguém na vida), caluniado, preso, humilhado, mas que mesmo diante de tudo isso permaneceu fiel e tornou-se governador do Egito.


Percebeu que Deus se preocupa com o seu futuro? Independente, do tempo, momento que esteja vivendo, condição, família, Deus cumpre o que fala. Gideão era pobre, não tinha nenhuma condição, mas Deus estava com ele. Davi era jovem demais, mas Deus estava com ele, Ester era judia, mas casou com Assuero. Deus não se importa com a sua condição, raça, se sua família é a mais pobre ou se você é muito jovem, e se nada estiver dando certo, lembre-se: o controle está nas mãos de Deus.


Quais são os seus planos para o futuro? Como você imagina a sua vida daqui a alguns anos? Você se sente preocupada e ansiosa ao pensar no amanhã? O texto de Eclesiastes 3:1-8; aborda a relação do tempo com vários eventos da vida. O texto se inicia dizendo: “Há um tempo certo para cada coisa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3:1)


Deus tem um tempo para todo o propósito, não necessariamente os nossos propósitos, mas os propósitos dEle. O Senhor dividiu as estações das nossas vidas, não conforme as nossas vontades, os nossos sonhos terrenos, mas de acordo com os Seus propósitos eternos. O futuro é determinado dia após dia, precisamos buscar diariamente a orientação do Senhor. Enquanto isso, vamos viver no presente, acreditando no que Deus diz. Se você está em Cristo, você pode sorrir diante do futuro, porque ele escreveu uma história para cada uma de nós, e ele mesmo agendou quando cada evento se realizará, você não pode estar vendo o seu futuro, mas o Senhor está cuidando de cada detalhe. Você precisa ter paciência e esperar que ele o realize a seu modo e em seu tempo. Enquanto você aguarda o início da próxima cena de sua vida, centre-se no Senhor, diga-lhe que você está contente à espera de seu perfeito cronograma.


Stormie Omartian diz: “Caminhe passo a passo comigo e eu realizarei meus propósitos por seu intermédio”. O que a palavra diz: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie na sua própria capacidade e entendimento; lembre-se de colocar Deus em primeiro lugar, em todos os seus caminhos, e ele guiará os seus passos, e você andará pelo caminho certo.” (Provérbios 3:5-6)


“O meu futuro está nas tuas mãos...” ( Salmo 31.15 )


Orando juntas:

Obrigada, Senhor Deus, por tua generosa graça, pelo tremendo presente da salvação. Ajuda-me a ter menos preocupações com futuro e confiar e o Senhor está cuidando de tudo, a descansar em ti e crescer no entendimento de teus caminhos. Concede-me tua sabedoria e tua revelação e mostra-me como manter-me no caminho que me reservaste. Fortalece minha fé.


Por Débora Silva

© VEM E VAMOS 
created by Danielli Cadore
 

  • Preto Ícone Spotify

DANIELLI CADORE

Obrigada por estar aqui!
me acompanhe no instagram
  • Instagram