top of page

18 - Peregrinos no mundo

"Amados, eu os advirto, como peregrinos e estrangeiros que são…" {1Pedro 2:11}


A palavra "peregrino" tem como significado alguém que está em peregrinação - em viagem para um lugar santo. Já a palavra "estrangeiro" se refere a algo ou alguém que é de outro país. Um indivíduo que não pertence a Nação a qual está no momento.


Pedro nos diz que somos peregrinos e estrangeiros neste mundo. Assim como Israel saiu do Egito e peregrinou por 40 anos no deserto em direção a terra prometida, assim estamos hoje de passagem por esse mundo em direção ao céu - nosso verdadeiro lar.


Um estrangeiro quando está em outro País, é facilmente identificado. Ele usa roupas diferentes, fala uma língua diferente e parece não se misturar como os outros. Aquele País onde está não é o seu. Aquela cultura não é a sua e ele sabe que não é dali.


Como cristãos, fomos chamados para sermos diferentes. Estamos no mundo, mas não pertencemos a ele (João 15:18-19). Quando vamos almoçar ou dormir na casa de um amigo, por mais hospitaleiro que ele possa ser, não conseguimos nos sentir totalmente à vontade em outra casa que não a nossa. Ficamos tímidos e contidos por estarmos em um ambiente que não nos é familiar.


Assim devemos ser nessa terra! Não podemos ficar "confortáveis" em um mundo que nosso Senhor Jesus não tinha onde recostar sua cabeça (Lucas 9:58). As pessoas precisam olhar para nós e perceber que não somos daqui - mas de um Reino celestial.


Já passou da hora de assumirmos nossa identidade como filhos de Deus. Pessoas que não se envergonham do Evangelho. Que estão com seus olhos voltados para as coisas do Alto.

Jesus é o nosso modelo de como devemos viver neste mundo, enquanto aguardamos a Sua volta. Ele vivia entre o povo sem se corromper; fazendo a diferença e sendo luz por onde passava. Precisamos depender de Deus para andar como Jesus andou. Amar como Ele amou e viver para a Glória de nosso Pai como Cristo fez.


Não é uma tarefa fácil, mas com o auxílio do Senhor, conseguiremos concluir nossa jornada por esse mundo em santidade. Só precisamos continuar firmes em nossa fé, fazendo a vontade de Deus. E assim como Paulo, poderemos dizer : "Lutei o bom combate, terminei a corrida e permaneci fiel" (2 Timóteo 4:7).


Por Lais Sousa

bottom of page