Buscar

18 -Coração de Servo

Uma das formas que refletimos o caráter de Cristo é quando servimos. Podemos ser servos em casa, no trabalho, na faculdade, na rua ou em qualquer lugar que estivermos. Um cristão comprometido com a Palavra de Deus demonstra serviço especialmente na igreja em que congrega. Porém, quando esse assunto entra em pauta, uma das respostas que mais ouvimos é: “Mas eu não sei fazer nada!” ou “Eu não sou bom em nada!”


Em 1 Coríntios 15.58, podemos ler: “Portanto, meus amados irmãos, sejam fortes e firmes. Trabalhem sempre para o Senhor com entusiasmo, pois vocês sabem que nada do que fazem para o Senhor é inútil.” Sempre terá alguma forma que você poderá servir. Não precisa ser cantando maravilhosamente bem lá na frente ou liderando um grupo de estudo, mas tenho certeza que todos são capazes de se disponibilizar para o que precisar. Pode ser ajudando a abrir a igreja antes do culto ou a cortar papéis informativos, auxiliando a cuidar de crianças, aprendendo a mexer no som ou nos slides, sendo ajudante de líderes de células, varrendo o chão… sempre há o que fazer.


O segredo está na intenção do coração de cada um: para quê, por quê e para quem está sendo feito. “Nada do que fazem para o Senhor é inútil.” (1 Co 15.58) Desde que o seu desejo seja glorificar a Deus com seu ato de serviço, não importa o que você irá fazer. Não existe serviço melhor ou pior, existe serviço feito para glória de Deus e serviço que não é feito para glória de Deus. Tudo depende do seu coração.


Infelizmente, muitos acreditam que para servir precisam de holofotes e estar numa posição de destaque, com respostas de aplausos e elogios. Mas quando o centro de tudo o que você faz passa a ser Deus, você não se importa com o reconhecimento humano. Mesmo não sendo visto por nenhuma pessoa, mesmo estando atrás das cortinas e mesmo muitas vezes respondido com ingratidão, você passa a lembrar de que aquilo que está fazendo está sendo visto por Aquele que tudo vê. O Senhor esteve presente e isso é o que realmente importa no final das contas.


Você tem servido na sua igreja? Seus líderes sabem que você é uma pessoa que pode contar? Você se preocupa mais com os aplausos e reconhecimento de homens ou com a aprovação de Deus? Encontre hoje uma forma de servir! Saiba que mesmo com distanciamento social, serviços sempre existem e você pode ser muito útil para sua igreja. O meu desejo é que a cada dia você amadureça seu coração de servo, refletindo sempre Jesus.


Por Maressa Lopes