top of page

14 - Seja servo nas suas ações

"Eu, Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, que fui mandado para anunciar a promessa da vida que temos por estarmos unidos com Cristo Jesus." 2Timóteo 1:1 NTLH4


Você já parou para observar nos primeiros versículos da Bíblia, a introdução de cada livro e apresentação de cada autor? É algo incrível para se prestar atenção e, muitas das vezes, passa despercebido por nós que ansiamos pelo conteúdo do livro e seus ensinamentos. Mas, parando neste momento para observar, sabe o que a grande maioria tem em comum? Todos se apresentam como servos de Cristo. Já observaram?


No versículo acima, temos um bom exemplo disso, o apóstolo Paulo deixa claro que está aqui para fazer a vontade do Pai. E ainda deixa claro que as pessoas podem imitá-lo, pois ele imita a Cristo (1 Coríntios 11). Isso não é incrível? Ele teve Jesus como sua principal referência durante sua passagem no mundo e passou a sua vida falando de Jesus para as pessoas até mesmo em ações.


Você consegue imaginar uma pessoa parecer com Jesus aqui; Bondoso, paciente, que cuida dos que são rejeitados pelo “padrão da sociedade” reconhecendo-os como filhos de Deus? Paulo nos mostra, que somos capazes de parecermos com Jesus ao torná-lo a maior referência e inspiração de nossas vidas como ele fez. Não ache que é impossível para você. Sempre colocamos dificuldades com nosso olhar humano, mas Jesus é simples e sempre tem amor presente nas ações.


Você conhece a história de Paulo? Paulo estava completamente imerso nos sentimentos e ações humanas e, logo, se tornou o mais usado e servo de Jesus. Em sua época, Paulo foi o terror dos cristãos. Assassinava todos que diziam ser seguidores de Cristo, até que um dia, Jesus foi até Ele. Paulo o conheceu e sentiu um enorme desejo de seguir a Jesus e ser o seu servo. Ele foi, cada dia mais, buscando referência em Jesus até nas ações e anunciando o evangelho a todas as nações onde esteve durante sua vida. Com isso, Paulo nos ensina que, não importa como nossa vida está hoje ou quantos pecados precisamos vencer, mas sim manter os olhos fixos em Jesus e ser um imitador dEle.


Paulo conseguiu seguir Jesus e cumprir o seu mandado de anunciar o evangelho (2Timóteo 4.7), como descreveu na introdução a carta para Timóteo. E agarrou essa responsabilidade com amor. Até mesmo quando estava na prisão, Paulo enviou cartas que até hoje nos ensina sobre a palavra de Deus. Toda ação inspirada em Jesus, tem imenso poder no Reino.


Não deixe com que as situações do seu dia a dia e os problemas tirem a sua identidade em Cristo. Se santifique e deixe Jesus transparecer na sua vida. Nós podemos sim ter Jesus em nosso agir. Não deixe de anunciar a palavra de Deus com suas ações também. Não deixe de ser um servo de Deus. Medite na palavra todos os dias. Se permita ter mais de Jesus em sua vida e veja suas ações em Cristo dar vida a outras pessoas.

O servo do Senhor não deve andar brigando, mas deve tratar todos com educação. Deve ser um mestre bom e paciente, que corrige com delicadeza aqueles que são contra ele. Pois pode ser que Deus dê a eles a oportunidade de se arrependerem e de virem a conhecer a verdade. E assim voltarão ao seu perfeito juízo e escaparão da armadilha do Diabo, que os prendeu para fazerem o que ele quer. 2Timóteo 2:24-26 NTLH


Para refletir:

Leia 2 Timóteo 4.1-2;5 e Tito 1.1-3

Como suas ações tão influenciando as pessoas hoje? Elas tem influenciado as pessoas a buscar a Cristo?

1. Alguém já te influenciou com alguma ação ou forma de agir? Como foi a experiência?

2. Ore e peça a Jesus para te guiar nas suas ações do dia a dia e te ensinar a ser mais parecida com Ele.

3. Como você aplicaria o ensinamento deste devocional na sua vida?


Por Fernanda Rodrigues

bottom of page