top of page

15 - A vontade de Deus em nossa vida

“Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando”. Jeremias 29:11 NTLH


Você tem o costume de entregar os seus planos para Deus e confiar para que a vontade dEle prevaleça? Sendo assim, o seu coração está grato pelo ano que se passou e todos os acontecimentos e adiamentos que vieram com ele? Você vê Jesus em tudo o que aconteceu em 2020? São perguntas que devemos nos fazer, para avaliarmos como está a nossa fé em Cristo. Não devemos apenas entregar os sonhos a Jesus para ele abençoar, mas sim para que a vontade dEle prevaleça.


A vontade de Deus é superior à nossa, mas Ele, como um Pai bondoso, nos permite ter vontades e sonhos, e nos ajuda a realizá-los. Entretanto, Deus não quer que seus sonhos sejam maiores do que o seu amor por Ele. Por isso, em Mateus 19: 16-24, Jesus diz que, os ricos nunca herdarão o céu, não necessariamente por causa do dinheiro, mas porque aquele rapaz estava favorecendo mais aos seus bens do que a Deus em seu coração.


Trazendo o rapaz da passagem bíblica para a realidade do devocional de hoje, vemos que, ele desejava obedecer a Jesus, mas não aceitou abrir mão do seu querer por amor a Ele. Ele queria ter suas vontades mais altas do que Deus em sua vida. Ele colocou o dinheiro antes de Jesus, e muitas vezes fazemos isso com nossas vontades e sonhos. Infelizmente, deixamos a idolatria tomar conta de nós por amarmos mais a um sonho do que a Cristo. O primeiro mandamento nos ensina claramente sobre isso: “amar a Deus sobre todas as coisas”!


Devemos ser humildes! Devemos reconhecer que Deus nos dá o que desejamos, mas que a vontade dEle é sempre o melhor para nós. Não é errado sonhar e planejar a nossa vida, apenas entregue todos os planos para Deus (Tiago 4:15), e até mesmo planeje com Ele!

Pergunte a Deus o que você precisa para esse ano. Se deixe ser servo do Pai até mesmo em suas próprias vontades. Jesus nos ensina bem isso durante toda a passagem dele pela terra. Ele não deixou as suas vontades sobressaírem à vontade do Pai. Ele é o exemplo de filho a todos nós, até os dias de hoje. Por isso Deus fez prevalecer o nome de Jesus e o tornou mais forte que tudo o que há na terra e no mundo espiritual (Filipenses 2: 9). Jesus reina, porque foi um filho obediente e deixou a vontade do Pai guiá-lo. Deixe Deus guiar a sua vida com a vontade dEle!


Pegue Jesus de exemplo quando for planejar as suas metas e sonhos para 2021. Avalie-as observando o exemplo do homem rico em diferença do de Jesus, como servo. Escolha, acima de suas riquezas (sonhos) ser filho! Inclua Jesus nos seus sonhos! Inclua Deus a mesa na hora de preparar sua jornada. Ore e converse com Jesus! Mantenha a sua esperança nEle! Ele cuida e torce por você!


“Que Deus, que nos dá essa esperança, encha vocês de alegria e de paz, por meio da fé que vocês têm nele, a fim de que a esperança de vocês aumente pelo poder do Espírito Santo.” (Romanos 15:13 NTLH)


Para refletir:

- Você já criou as suas metas para 2021? A maior parte delas inclui a vontade de Deus em primeiro lugar? Caso sua vontade esteja sobressaindo, ore para Deus te ajudar nisso!

- Lembre-se de algum momento em sua vida que se deixou ser guiada por Deus. Conte para você mesmo a experiência e como foi o resultado de confiar nas vontades do Pai.

- Converse com uma amiga cristã sobre o tema. Pergunte a ela uma experiência na qual ela se entregou à vontade de Deus. O que você pode aprender com tudo isso?

- Comece a colocar em pratica momentos com Deus em sua rotina diária durante este ano. Convide-o à mesa para planejar a sua jornada.

- Como você aplica o ensinamento desse devocional na sua vida a partir de hoje? Coloque em prática mesmo, hein!


Por Fernanda Rodrigues

bottom of page