top of page

14 - O Senhor é quem proporciona o crescimento de todas as coisas

“Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer; de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento.” (1ª Coríntios 3:6-7)


Ao longo do ano de 2020, eu tive planos frustrados, mas também aprendi muitas coisas e tive a oportunidade de me conectar mais com o Senhor. E hoje eu quero dividir com vocês um aprendizado que tive, o meu objetivo com isso é, que no ano que se inicia o Senhor seja sua esperança.


Eu nunca fui uma pessoa com afinidade no cultivo de plantas, sempre achei bonito, mas acreditava que era “incapaz” de cuidar verdadeiramente de uma, porque nunca tinha tido uma experiência exitosa com este tipo de cuidado. No entanto, apesar do histórico desfavorável, me permiti tentar mais uma vez, e comprei uma planta a qual eu nunca tinha tido. Com o passar dos dias notei que ela crescia, e pensei: “acho que está dando certo”. Me enchi de esperança!


Como as coisas entre mim e a planta estavam indo bem, resolvi fazer mudas e presentear algumas amigas. Quando fiz uma tentativa fiquei muito animada nos primeiros dias, mas com o passar das semanas eu não via mudança e nenhum crescimento, então comecei a pensar: “não está dando certo, eu não levo jeito para isso”. Apesar de achar que havia errado algo no processo, permaneci fazendo o que eu havia lido sobre o procedimento. E quando eu menos esperava, a muda brotou.


Esta é uma história bem simples, mas que de fato trouxe à minha memória o que me traz esperança. Eu estou contando esta história não para falar de mim, mas para dizer quem Deus é. Porque passar por esta experiência me lembrou que quem dá o crescimento sempre em qualquer coisa na minha vida, e acredito que na sua vida também, é Deus.


O que nos cabe é fazer aquilo que deve ser feito, porém, não é isso que proporcionará o sucesso de qualquer coisa ou experiência, o diferencial está em Deus. E Ele me mostrou que a minha frustração não era exatamente pela situação não estar dando certo, a minha frustração era porque eu não tinha o controle. E num exemplo prático e bem simples, Ele me relembrou que eu não tenho o controle de nada.


“Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói. Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo.” (1ª Coríntios 3:10-11).


Por isso, o desejo do meu coração, não só para o ano de 2021, mas para a vida é, que cada um de nós possa fazer aquilo que precisa ser feito. Que haja planejamento, mas que, acima de tudo, não esqueçamos em nenhum momento que o crescimento de qualquer coisa é permitido apenas pela misericórdia e amor do Senhor. E se o dia mau chegar que possamos nos lembrar da canção dos Arrais que diz: “No desapontamento a esperança nasce, e vivo o presente independentemente do que passou”. O Senhor está no controle de todas as coisas, e Ele nunca se atrasa!


Por Camilla Melo


bottom of page