top of page

12 - Ações que geram luz

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, (Colossenses 3:23).

Você lembra de algum momento em que foi inspirada por um gesto de alguém? Ou que conectou a atitude de uma pessoa à Cristo mesmo sem saber se ela era cristã? Tudo que fazemos pode revelar um pouquinho de Deus, quando fazemos de todo o coração como se estivéssemos fazendo para o Senhor.

Somos desafiadas diariamente à deixarmos o jeito automático de fazer as coisas de lado e abraçarmos de todo o coração os propósitos dos nossos afazeres para a glória de Deus. É um desafio constante que vem recheado de dificuldades, pois além de enfrentarmos a nossa natureza que batalha contra o Espírito de Deus, precisamos lidar com os comportamentos de outras pessoas e as complexidades de cada situação.

Ainda assim podemos avançar pouco a pouco a medida que decidimos abrir mão das nossas resistências, confiando não na força do nosso braço mas inteiramente na capacitação de Cristo em nós.


Cristo em nós é a esperança da glória (Cl 1.27). Cristo em nós é a luz que resplandece através de nossas vidas. Cristo em nós é a força necessária para cada dia. Cristo em nós é luz em movimento clareando caminhos. Cristo em nós é o amor que jorra, mesmo quando nos deparamos com a sequidão de nossas almas. Cristo em nós é a certeza de um encontro eterno com o Pai. "Sair de cena" e deixar que Cristo brilhe através de nossas atitudes é um processo diário que acontece a medida que vamos nos esvaziando de nós mesmos e buscando nos enchermos com o Espírito Santo.


"E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;

Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;" (Efésios 5.18-20)


O Espírito Santo é o nosso maior encorajador e instrutor. Ele está sempre perto, nos pequenos e grandes desafios da nossa jornada.


Embora alguns desses desafios sejam mais custosos, existem atos comuns no nosso dia a dia que podem revelar a natureza de Deus. Jesus nos traz o exemplo de um gesto simples porém grandioso:


"Após haver lavado os pés dos seus discípulos, tornou a vestir sua capa, voltou a sentar-se à mesa e lhes indagou: “Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e estais certos, pois Eu, de fato, o sou. Dessa maneira, se de vós Eu Sou Senhor e Mestre e ainda assim vos lavei os pés, igualmente vós deveis lavar os pés uns dos outros." (João, 13.12-14)


Lavar os pés de alguém é um ato que não exige de nós muito esforço físico, ou um conhecimento especializado, nem muito do nosso tempo e recursos. Lavar os pés das pessoas não é um hábito comum na nossa cultura, como era pelos servos na época de Jesus, porém existem gestos que fazem parte da nossa rotina semelhantes a esse que podem tocar profundamente a vida de outras pessoas.


Podemos servir as pessoas com amor ao preparar um café, dar uma carona, varrer a porta do vizinho, oferecer uma refeição, passar uma informação, parar para ouvir mesmo estando cansada. Quando fazemos primeiramente para o Pai a alegria de servir nos alcança, independente do reconhecimento das pessoas.


Quais são os gestos que você tem usado para trazer um pouco mais de luz às pessoas a sua volta?


Por Bárbara dos Santos

bottom of page