top of page

09 - Influência

Com a popularização das redes sociais estamos vivendo a era da influência e é incrível como esses influenciadores conseguem cada vez mais alcance. De modo geral, isso é muito bom, pois nos abriu uma porta para comunicação e o conhecimento. Em contrapartida existe um problema nesse “excesso” de influência, são muitas vozes e muitas opiniões. A influência é algo muito séria, influenciar algo ou alguém é contribuir nas decisões e no destino. Quantas de nós já comprou ou experimentou algo porque X pessoa disse que era bom? Quantas vezes mudamos opiniões porque alguém mostrou uma outra forma de pensar? Enfim, estamos diariamente sendo influenciadas, mas a verdadeira questão a ser ponderada é: Quem e o que tem nos influenciado?


Em Apocalipse 2:18 Jesus fala através de uma carta com a Igreja de Tiatira. Tiatira era uma cidade que tinha uma posição geográfica muito importante, onde era transportado todo intercâmbio comercial entre Ásia e Europa. Além disso era uma cidade muito forte no comércio (bronze, couro, púrpura e etc). Cada setor do comércio em Tiatira tinha um grêmio, esses grêmios tinham como objetivo proteção e benefícios sociais. Era praticamente impossível ser comerciante em Tiatira sem fazer parte desse grêmio.


Cada grêmio tinha um deus pagão onde nas reuniões existiam banquetes com comida sacrificada aos deuses e no decorrer desses encontros havia também muita promiscuidade.

Esse era o cenário em que a Igreja de Tiatira se encontrava e na carta Jesus afirma que conhece as obras dela, o amor, a sua fé, o seu serviço e a sua perseverança, Ele destaca ainda que eles fazem muito mais do que no princípio (Ap 2:19). Porém, a Igreja de Tiatira estava tolerando uma mulher que se intitulou profetiza e estava dizendo para alguns dos cristãos que queriam seu comércio na cidade que eles poderiam fazer parte dos grêmios, ela se diziam mensageira de Deus e influenciava homens e mulheres a ir contra as verdades de Cristo.


Analisando o contexto em que você vive, quais coisas que fogem das verdades do Reino você tem tolerado? Quais pessoas têm influenciado a sua vida? Quando Jesus fala sobre sermos luz no mundo (Mt 5:14), ele está nos dando um papel de influência. Ele está dizendo para nós que pelo poder dele nós podemos trazer luz a quem está na escuridão para glória do nome dEle. A igreja de Tiatira era uma igreja quase perfeita, ela tinha todos os atributos que uma igreja precisava para romper. O inimigo sabendo que ela era uma igreja forte decidiu enfraquece-la de dentro para fora, mexendo com o desejo de alguns de prosperar e ser visto na sociedade.


Não tolere dentro de você aquilo que foge das verdades de Cristo, não tolere ser influenciada por coisas vãs. Alguns membros da igreja de Tiatira deixaram de olhar para influência de Cristo e depositaram a sua fé numa charlatã, que nós possamos ser influenciadas por Cristo todos os dias da nossa vida. A luz de Cristo só resplandecerá através de nós se ela estiver dentro de nós!

Por Mariana Cruz

bottom of page