08 - Planejando a minha vida espiritual

2021 está começando! E como você está organizando esse novo ano? Muitos projetos ou metas? Já pensou nos 365 dias do ano para aproveitar da melhor maneira possível?

Normalmente compramos uma agenda nova para começar o ano e pensamos várias metas para melhorar ou investir em diferentes áreas: alimentação, atividade física, estudos, trabalho etc., e tudo isso para cumprir até o dia 31 de dezembro. E que bom que fazemos isso!


Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento” (Provérbios 6:6-8).


Nos versículos acima podemos ver e aprender com a formiga, um exemplo de planejamento, já que no verão ela pensa a respeito das necessidades do inverno. Além de trabalhar de forma incansável, ela pensa e planeja o seu futuro.


O planejamento é necessário para termos dinheiro (uma reserva bancária), e não gastarmos de forma exagerada, para termos comida (de preferência saudável), para termos o que vestir, para o nosso tempo em família, férias e viagens.


Entretanto, será que planejamos o nosso tempo com Deus? O tempo de devoção, leitura da palavra e oração? Levamos a sério a nossa área espiritual? É provável que todo início de ano você pense em ler a Bíblia toda, porém para que isso se cumpra, também é preciso planejamento.


Para conseguir cumprir metas importantes, é necessário preparo, planejamento e muito esforço. As coisas não acontecem de um dia para o outro, ninguém constrói uma casa com o dinheiro que conquistou em um dia de trabalho, nem deixa de ser sedentário com apenas um dia de atividade física. Da mesma forma, não é possível ter uma vida espiritual com apenas um dia de leitura bíblica e devocional.


Não deixe essa área da sua vida apenas para o tempo que resta de cada dia. Planeje. Dê prioridade ao seu tempo com Deus. É através do planejamento anual que podemos ver quais são as nossas verdadeiras prioridades.


O planejamento para a área espiritual deve ser igual ou ainda maior do que para as demais atividades. Se você tem dificuldades em cumprir, sonhe com os pés no chão, busque realizar pequenas leituras diariamente, mas não deixe de fazer. Reserve um tempo do seu dia para conversar com Deus e deixar que Ele molde o seu coração.


Por Taynara Puhl