top of page

07 - Renova-se


Você tem seguido mais a sua vontade ou a de Deus? Precisamos nos entregar por inteiro a Ele, investir em nossa vida espiritual, não amoldar-nos aos padrões desse século, mas sim na Verdade do nosso Senhor.


“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1,2)


Deus é Grande, Poderoso e Sábio. O homem não consegue entender ou explicar seus conhecimentos e planos. Foi Deus quem criou todas as coisas e através dele que tudo existiu. Ele é o único merecedor de toda honra e glória.


Devemos oferecer ao Senhor a nossa vida e dedicá-la a Ele, adorando e servindo. O meio que iremos realizar esse culto racional a Deus é por meio de um sacrifício, não literalmente de entregarmos nossos corpos físicos, mas o de oferecermos a nós mesmos e entregarmos nossa vida por completo ao Senhor.


Além disso, nós não podemos concordar com as coisas que acontecem no mundo atual, mas sim, investir na renovação da nossa mente. Isto é uma transformação que acontece com o dia a dia, sendo um processo necessário para que experimentemos a vontade de Deus em nossas vidas. A nossa mente só será transformada se a renovarmos, despindo o pensamento do passado e revestindo do novo, sendo que a leitura bíblica e oração são instrumentos essenciais para a renovação da nossa mente.


Tudo isso é para vivermos segundo a vontade de Deus, que é perfeita, boa e agradável. Esse é o fim principal do processo, estar no querer do Senhor. Não adianta nada realizar sacrifício, transformar e renovar a mente se nosso objetivo não for viver no centro da vontade de Deus, a qual é boa, perfeita e agradável.


Quando Paulo escreve aos Romanos e usa o vocábulo “agradável” (Rm 12.1 e 2), quer dizer no primeiro versículo que precisamos apresentar nosso corpo como um sacrifício vivo, santo e que agrada, satisfaz a Deus e que é bom a Ele. No segundo, escreve para que através da renovação da nossa mente, experimentemos a vontade de Deus que é boa, perfeita e satisfaz a Ele, não necessariamente a nós, não seguindo nossos próprios desejos, porque a vontade dEle está acima da percepção humana.


O princípio eterno desse texto é para nos entregarmos a Deus totalmente, não aceitando ou adaptando as ocorrências que estão acontecendo atualmente, mas renovando e transformando nossa mente e atitudes, estando assim diante da vontade de Deus.


Conhecendo a si mesmo, como você está em relação à verdade deste texto bíblico? Você tem seguido mais a sua vontade ou a de Deus? Há alguma ordem que você não está obedecendo? Há algum pecado que você deve abandonar? Há alguma promessa que você deve se apropriar? Precisamos nos entregar por inteiro a Ele, investir em nossa vida espiritual, não amoldar-nos aos padrões desse século, mas sim na Verdade do nosso Senhor.


Por Maressa Lopes

bottom of page