top of page

04 - E o Mestre serviu...


“Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês”. (Romanos 12.10)


Fala a verdade, todo mundo gosta de ser servido não é mesmo? Seja em casa, na igreja, no trabalho, ou em qualquer outro ambiente que estejamos, nós gostamos que as pessoas façam as coisas por nós. No entanto, ao lermos a Bíblia descobrimos que Jesus nos ensinou uma cultura diferente da que estamos acostumados a ver em tantos lugares. Jesus nos mostrou sendo um exemplo vivo, que nós não existimos para sermos servidos, mas para servir! É sobre isso que quero conversar com você hoje, sobre essa nova cultura que o Rei dos reis veio estabelecer na Terra e que muitas vezes nós temos dificuldade em aceitá-la em nossos corações e cumpri-la.

Acredito que essa disciplina espiritual seja a que mais trabalha a transformação do nosso orgulho, da nossa sensação de superioridade, da nossa preguiça..., mas afinal de contas, o que é servir biblicamente? É quando você realmente trabalha em favor de outras pessoas. Servir é quando você disponibiliza seu tempo, recursos, energia para beneficiar/ajudar outra pessoa. Você tem ajudado as pessoas ao seu redor ou tem apenas esperado que elas te sirvam?

Por muito tempo eu fui a pessoa que só queria ser servida, mas tudo isso mudou quando percebi que Deus desejava que eu parasse de pensar somente em minhas vontades e em meus desejos e passasse a ajudar outras pessoas. E é incrível como eu cresci espiritualmente quando passei a servir as pessoas ao meu redor. Sabe por quê isso aconteceu? Porque antes de eu começar a servir, uma parte de mim não compreendia o amor de Deus.

“E oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.” (Efésios 3.17b-19). Nesses versículos, Paulo nos ensina que precisamos estar juntamente com todos os nossos irmãos para entendermos o verdadeiro amor de Deus! Você precisa de seus irmãos para conhecer mais profundamente a Jesus!

Mas não é só isso, você precisa servi-los porque Jesus também se fez servo! Nós fomos chamados para seguir os passos de Jesus (1ª Pe 2.10), e o que Jesus fez quando esteve aqui na Terra? Só dava ordens aos seus discípulos? Não! Ele serviu a todos! Acho que um dos maiores exemplos que podemos citar sobre o serviço de Cristo está relatado em João 13, nesse capítulo Jesus lava os pés dos discípulos. Naquela época quem lavava os pés das pessoas eram os menores escravos. Quem olhava de fora e não sabia quem Jesus era, poderia até pensar que Ele fosse um escravo, mas essa não é a identidade de Jesus.

Jesus era e é o Mestre, o Senhor! E se Ele serviu, porque nós discípulas dEle não faríamos o mesmo? Leia o que Jesus disse logo após terminar de lavar os pés dos discípulos: “Eu dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz” (Jo 13.15). Não viva a sua vida apenas para você, viva por Cristo e pelo Reino!

Agora, que tal você tentar colocar essa disciplina espiritual em prática hoje mesmo? Olhe ao seu redor, sempre há alguém que está precisando de sua ajuda. Não seja egoísta, mas siga os passos de Jesus, Ele nos deixou o exemplo de como um Filho de Deus deve agir. Você vai seguir esse exemplo?


Por Heloísa Galdino

bottom of page