top of page

03 - Seja luz para os povos

"Quando Paulo e Barnabé estavam saindo da sinagoga, o povo os convidou a falar mais a respeito dessas coisas no sábado seguinte. No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra do Senhor. Quando os judeus viram a multidão, ficaram cheios de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo estava dizendo. Então Paulo e Barnabé lhes responderam corajosamente: “Era necessário anunciar primeiro a vocês a palavra de Deus; uma vez que a rejeitam e não se julgam dignos da vida eterna, agora nos voltamos para os gentios. Pois assim o Senhor nos ordenou:“ ‘Eu fiz de você luz para os gentios,

para que você leve a salvação até aos confins da terra’ ”. Atos 13:42,44-47 (NVI)

Você já se viu em meio a uma grande confusão mesmo fazendo a coisa certa? Bem, foi exatamente isso que aconteceu com Paulo e Barnabé, mas as atitudes que eles tiveram são exemplos para nós se quisermos ser luz para os povos também. No contexto deste trecho bíblico Paulo havia falado um sermão aos moradores de Antioquia e este sermão criou muito interesse nos judeus e nos prosélitos piedosos (convertidos ao judaísmo), então eles pediram que Paulo e Barnabé voltassem no sábado seguinte para lhes falar a mensagem novamente. Entretanto, a situação não ocorreu conforme o planejado, pois os judeus começaram a ficar com inveja de Paulo e Barnabé. E hoje eu quero pensar com você sobre as atitudes que eles tiveram diante de toda essa controvérsia.


Em primeiro lugar, eles não mudaram sua mensagem! Paulo e Barnabé sabiam que deveriam pregar as boas-novas primeiramente aos judeus, mas estes recusaram a mensagem pregada assim como recusaram a Cristo mandando crucificá-lo! Os judeus não gostaram da mensagem de Paulo e Barnabé porque, entre outros motivos, eles pregavam que a salvação vem pela graça e não pelo legalismo (cf. At 13:38-39), pois Jesus foi o Cordeiro que nos libertou de nossos pecados e nos resgatou para Deus. Contudo, já que os judeus não aceitaram a mensagem dita, Paulo e Barnabé se voltaram aos gentios, mas não mudaram a sua mensagem! Em segundo lugar, eles não esqueceram quem eram! Paulo cita Isaías 49:6 em que literalmente o trecho se refere ao Messias, “o Espírito de Deus, porém, permitiu aos servos do Messias aplicar essas palavras a si mesmos, pois eram instrumentos para levar luz e salvação às nações gentias*”. Agora pare e releia o verso 47. Lá diz que fomos feitos luz para os gentios, nesse momento acho que é importante entendermos como funciona e como podemos nos tornar luz! Sei que no tempo em que a Bíblia foi escrita não existiam as lâmpadas que conhecemos hoje, mas elas são uma ótima alegoria, então pense em como uma lâmpada de casa faz para iluminar.

Bem, a lâmpada foi feita para iluminar, no entanto, se ela não estiver conectada à energia não iluminará nada, e se estiver com mau contato será pior ainda porque com o tempo queimará! Assim é a nossa vida, fomos feitos à imagem e semelhança do Senhor, fomos feitos para refletir Ele, mas se não estivermos muito bem conectados com Deus não vamos refleti-Lo e se estivermos “mais ou menos conectados”, ou seja, mornos, com o tempo acabaremos morrendo espiritualmente.

Então, Paulo e Barnabé não se esqueceram que eram luz para os gentios, que eram aqueles que deviam iluminar a mente das pessoas para que enxergassem o único Caminho da salvação!


Agora, quero que você pense em como tem agido. Você tem mudado sua mensagem diante dos problemas e das confusões que enfrenta diariamente? Ou você tem se mantido firme, se lembrando que a mensagem que carrega não vem de si mesmo, mas do Espírito que habita em você? Você tem se lembrado quem é? Tem guardado em seu coração que por meio de Jesus agora você é luz para os povos? O que você tem feito para iluminar a mente de outras pessoas?


Lembre-se: não mude a sua mensagem diante das situações da vida e não se esqueça quem você é em Cristo Jesus!

Por Heloísa Galdino


* MacDonald, Willian. Comentário bíblico popular – Novo testamento. São Paulo: Mundo Cristão, 2011.

bottom of page