Buscar

01 - Convide Jesus para construir com você os seus planos de vida

“Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.” Provérbios 16:9


Um ano se inicia, e é quase impossível não lembrar do clichê que diz: “temos 365 novas oportunidades”. Esta máxima não é completamente errada, afinal, todos os dias as misericórdias do nosso Deus são renovadas na nossa vida. Porém, eu quero hoje convidar você a não só pensar naquilo que você quer fazer ao longo dos dias ou quais são as metas, mas quero que relembre a importância de ter seus planos, sonhos e a própria vida alinhada ao que o Senhor quer.


Ter planejamento é algo essencial para quase tudo nesta vida, mas tem algo que é ainda mais importante, a confiança em Deus. O Salmo 127 nos diz o quão desnecessário é executar e ter preocupações com atividades que não rendemos ao Senhor. É Ele que nos sustenta!


“Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda.” Salmos 127:1


Mesmo com muito planejamento e redenção de planos aos pés do Senhor, muitas intempéries podem nos alcançar, e o ano de 2020 nos mostrou isso de muitas formas, contudo, ter Jesus conosco torna qualquer tempestade mais leve, pois se estamos com Ele não temos o que temer.


“Os discípulos foram acordá-lo, clamando: ‘Mestre, Mestre, vamos morrer!’. Ele se levantou e repreendeu o vento e a violência das águas; tudo se acalmou e ficou tranquilo.” Lucas 8:24

Acredito que esta seja uma grande dificuldade que o cristão enfrenta, e aqui me incluo, é relembrar todos os dias que a fidelidade de Deus nos acompanhará eternamente, e não há o que possa nos afastar do seu grande amor. Por isso, nos pegamos aflitos com uma narrativa irreal que geralmente criamos para nossas vidas que é: “estamos no controle da vida”, quando não temos controle de absolutamente nada.


O Senhor nos conhece por completo e sabe de tudo aquilo que precisamos. Ele conhece os nossos desejos antes mesmo de conseguirmos verbalizar ou pensar. Então, devemos buscar ter mais leveza, confiança e fé, porque não temos um Pai omisso. Temos um Pai presente e amoroso, contudo, isto não significa que todos os nossos desejos, sonhos, e qualquer outro querer, será realizado no tempo e horário que desejamos.


Por ser um Pai amoroso e sábio nem tudo aquilo que almejamos irá se concretizar, e está tudo bem, porque Ele, e somente Ele, sabe o que de fato precisamos para ser verdadeiros espelhos da imagem dEle aqui nesta terra. Nos parecermos mais com Jesus deveria ser a nossa principal meta, não só para este ano, mas uma meta para toda vida.


Hoje a minha oração é para que cada pessoa que esteja lendo este texto, assim como eu, possa lembrar que somos filhos amados independente da circunstância que enfrentamos ou que venhamos a enfrentar, o Senhor estará conosco e nos sustentará. Pois Deus é o mesmo ontem, hoje e amanhã!

Por Camilla Melo