top of page

SUA IDENTIDADE VEM DAS RAÍZES DE CRISTO

Por favor, senhor, dê-me dessa água!”, disse a mulher. “Assim eu nunca mais terei sede nem precisarei vir aqui para tirar água.”

João 4:15 NVT


Você tem se cobrado para ser como aquela pessoa que você mais admira no Instagram? Tem se comparado para ser a pessoa que as pessoas levam como “ideal”? Muitas vezes, nos comparamos com os sonhos e conquistas das outras pessoas e nos esquecemos do nosso valor imensurável: Imago Dei (Gênesis 1:27). Deus não nos criou para sermos iguais e sim únicos no corpo de Cristo. Você é uma porção única para o senhor. O seu valor é inegociável e imensurável para Ele, porque não tem sido para você também?


Temos aqui uma passagem incrível de uma mulher que as pessoas não davam nada por ela. Imagine a mulher samaritana nos dias de hoje. Imagine o quanto ela teria se comparado com as mulheres “ideais” vistos na sua época. Jesus poderia ter ido a qualquer uma dessas mulheres, mas Jesus escolheu ela, a mulher samaritana, e não porque ela tinha pouco, mas porque ela tinha muito: Seu valor único.


A mulher samaritana foi a primeira pessoa a saber que Jesus era filho de Deus. Jesus a escolheu para algo tão importante e especial. Ela já era única e se tornou ainda mais única por causa de Jesus. Jesus não precisa que você seja a mulher com muitos seguidores, que todos aplaudem e aprovem, Jesus quer você!


A mulher samaritana tomou uma decisão corajosa ao virar para toda a comparação que ela poderia ter e dizer, sem pensar duas vezes, para Jesus “Por favor Senhor, dê-me dessa água. Assim eu nunca mais terei sede”. Você tem sentido sede da comparação? Tem buscado no poço da cobrança ser aprovada por aquelas pessoas que falam sobre quem você deveria ser? A mulher samaritana entendeu que Jesus era tudo que ela precisava e que apenas Ele devia ser a sua inspiração de vida. Por causa de sua atitude, não apenas ela teve a vida transformada, mas sua família e toda a cidade da Samaria.


Jesus quer você do jeito que você é! Clame pela água viva e você nunca mais terá sede. Deus te escolheu do jeito que você é antes mesmo de nascer (Jeremias 1:5). A sua identidade vem das raízes de Cristo.


Jesus é nossa maior inspiração de vida. Venceu toda a sede de comparação que o mundo lhe ofereceu. Imagine se Jesus preferisse agradar aos homens e não ao Pai quando veio a terra? Isso o teria desviado de seu propósito e de agradar ao Pai. Jesus preferiu a sua porção única, ele preferiu ser Ele. As pessoas o condenaram por ser quem Ele é, Ele não agradou a multidão, mas Deus disse “Esse é meu filho por quem me comprazo” (Mateus 3:17) e por causa da atitude de Jesus, as pessoas são salvas até nós dias de hoje. De geração em geração. Basta você ser quem Deus te criou para ser e até aquelas pessoas que você tinha como referência ou que você sentia no dever de agradar, terão suas vidas transformadas.


Para finalizar, lembre-se de Paulo, ele não se deixou levar pelas pessoas, pelo contrário, Paulo estava tão enraizado em Jesus que ele se tornou inspiração para as pessoas se aproximarem de Jesus (1 Coríntios 11:1). O passado de Paulo não era mais o motivo de sede na vida de Paulo, porque ele permitiu ser banhado pela água viva que é Jesus. Quando temos nossa identidade enraizada em Cristo, não apenas nossa vida é edificada, mas gerações também são.


Que Jesus seja a sua inspiração diária e seu maior motivo de alegria por ser você: Imago Dei (imagem e semelhança de um Deus que faz tudo com propósito e com identidade única).

Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações” Jeremias 1:5 NVI


MOMENTO DE PRATICAR:

1) O que tem afligido o seu coração nas últimas semanas? Isso é devido a comparação que tem Cristo com as pessoas? Ore ao Senhor e assim como a mulher samaritana, reconheça que Cristo te escolheu para ser quem você é (Jeremias 1:5).


2) Aponte no mínimo 3 características em você por ser uma porção única e imagem e semelhança de Deus. Algo que as pessoas já te mostraram ou disseram sobre você por ser seguidora de Cristo (ex: Você é tão boa com as pessoas). Agradeça ao Senhor pelas características dele que estão vivas em você.


3) Aponte no mínimo 3 coisas que as pessoas tem exigido que você de você e aponte verdades da Palavra em cada uma delas (ex: Não vai conseguir isso, melhor fazer outro curso – Nada é impossível para mim que sou filha do Deus vivo (Mateus 19:26)).


4) Seja sincera com o Senhor. Abra o seu coração. Fale com Jesus o que tem te entristecido ao ver fotos no Instagram de pessoas que você acha que são “ideais” e peça ao Senhor que lhe dê de sua água viva para que você nunca mais tenha sede de comparação.


5) Anote o que tem feito você dizer não para você e sim para agradar as pessoas e coloque essa lista em jejum e oração durante a semana.



bottom of page