top of page

EU SOU CAPAZ?

“Não sou capaz.” É impossível que alguém nunca tenha pensado isso sobre si mesmo. Mesmo que você esteja preparado para realizar qualquer função, sensações de medo, indisposição, incerteza e incredulidade surgem de todos os lados. Esses sentimentos tão comuns no nosso cotidiano hoje me lembram de uma história que aconteceu há milhares de anos encontrada no livro de Êxodo, a partir do capítulo 3. Deus, ao ver a aflição de seu povo que estava sendo escravizado e oprimido no Egito, quis livrá-los e enviá-los à Terra Prometida. Para isso, era necessário um líder, sendo Moisés o escolhido pelo Senhor.


Quando Deus foi comunicar Moisés sobre a missão de tirar o Seu povo do Egito, a primeira resposta do novo líder foi “Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel? (Êx 3.10-11)” De prontidão, Deus disse “Eu serei contigo (Êx 3.12)”. Em seguida, Moisés logo questiona como apresentar Deus para o povo e o Senhor responde que “Eu Sou o Que Sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós outros. (Êx 3.13-14)” E sinceramente, apenas essas afirmações já bastam para nós. Para qualquer desafio que surge em nossas vidas, a certeza da presença do Eu Sou ao nosso lado já é o suficiente. Isso não quer dizer que o que queremos irá acontecer exatamente do nosso jeito, mas que o Pai de amor está presente e que a Sua vontade que é sempre boa, perfeita e agradável será feita.


Porém, mesmo ouvindo do próprio Deus que Ele estaria com Moisés, que Ele era o Eu Sou e que operaria milagres entre o povo, o novo líder encontrou mais obstáculos. Dessa vez, Moisés apresentou uma incapacidade sua, uma dificuldade própria: "Ó Senhor, não tenho facilidade para falar, nem antes, nem agora que falaste com teu servo! Não consigo me expressar e me atrapalho com as palavras. (Êx 4.10)" E Deus respondeu de forma incisiva: "Quem forma a boca do ser humano? Quem torna o homem mudo ou surdo? Quem o torna cego ou o faz ver? Por acaso não sou eu, o Senhor? (Êx 4.11)"


Mais uma vez, o Eu Sou lembra Moisés de Sua soberania. Ele é o Criador, Ele é quem coordena cada detalhe do Universo. Ele é quem te criou de forma específica. Ele sabe suas capacidades e dificuldades, tanto físicas quanto intelectuais. E justamente por ter te criado e por te conhecer que Ele é capaz de operar maravilhas através de você. Precisamos estar com nossos corações ensináveis e dispostos para realizar nosso papel como filhos e instrumentos de Deus aqui na terra.

bottom of page