top of page

MÃOS CHEIAS

"Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas." 1 Pedro 4:10


Todos nós recebemos de Deus uma porção única e exclusiva. Nela, você encontrará sua personalidade, preferências, gostos, habilidades e talentos. Podemos até encontrar pessoas com habilidades e maneiras parecidas, porém elas nunca serão idênticas a nós. Junto com aquilo que Deus nos deu, ou seja, que nasceu conosco, temos aquilo que nos foi assimilado durante a vida: o modo como fomos criados, estudos, oportunidades, recursos, relacionamentos e muitas outras coisas... Tudo isso formou quem você é hoje.


Tirando o pecado, que não faz parte da identidade dos filhos de Deus, todas as outras coisas podem e devem ser usadas para o bom propósito do Senhor. Sejam bons ou ruins os acontecimentos de sua vida, geraram aprendizado e testemunho. Como em 1 Pedro 4;10 diz (versículo em destaque), somos chamados a administrar fielmente tudo aquilo que nos foi concedido por Deus, incluindo nossos dons, recursos, ideias, talentos, habilidades, aprendizados e testemunhos.


Quando falamos em dons, muitos pensam em dons artísticos como dança, pintura, canto, habilidades com instrumentos, desenho e tantos outros, porém não se trata apenas disso. Nossos talentos e habilidades podem incluir uma profissão, como por exemplo ser bom com números, tecnologia, saber lidar com pessoas de forma gentil e prestativa... Podem incluir também o aconselhamento, ensino, acolhimento, tradução, organização e muitas outras coisas. Tudo o Senhor pode e quer usar, com nossos conhecimentos e habilidades somos chamados a servir o outro.


Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria. Romanos 12:7-8


Muitas vezes acreditamos que só poderemos servir com excelência a Deus e ao próximo se tivermos cargos mais altos, melhores recursos, diploma nas mãos, habilidades mais bem desenvolvidas... Porém, o Senhor nos chama para sermos fiéis com aquilo que temos nas mãos agora. Tudo o que precisamos para cumprir seu bom propósito e sermos bons filhos está ao alcance de nossas mãos e, se algum dia precisarmos de mais, Ele mesmo providenciará. Precisamos entender que estamos exatamente onde deveríamos estar e que Ele certamente tem um propósito em cada estação das nossas vidas.


O que você tem nas mãos hoje? Como você pode servir as pessoas ao seu redor? Seja com recursos materiais, ideias, talentos, amor e misericórdia, coloque tudo a disposição do Senhor e veja as maravilhas que Ele pode fazer na vida dos outros e na sua.


bottom of page