top of page

Sifrá e Puá – Temor ao Senhor e Obediência

Quem teme ao Senhor não precisa temer homens

"Todavia, as parteiras temeram a Deus e não obedeceram às ordens do rei do Egito; deixaram viver os meninos.” Êxodo 1.17


A história de Sifrá e Puá se encontra no primeiro capítulo de Êxodo, que nos conta que mesmo após a morte de José e de seus irmãos no Egito, os israelitas mantinham-se como um povo numeroso e forte. Nesse período, ascendeu ao trono do Egito um rei que não conhecia a história de José e, preocupado com o crescimento da população israelita, submeteu-os a trabalhos forçados e ordenou Sifrá e Puá, parteiras dos hebreus, que matassem os meninos recém-nascidos.


O texto nos diz que Sifrá e Puá temeram a Deus e desobedeceram às ordens do rei, deixando vivos os meninos hebreus. Como resultado da ação das parteiras, vemos que Deus foi bondoso com elas, concedendo que elas tivessem sua própria família. Ainda, através da não interrupção da vida dos meninos, o povo israelita continuou crescendo e se fortalecendo.


Os ensinamentos de Sifrá e Puá

O temor

A atitude das parteiras demonstra que, por temerem a Deus, elas não temeram o que o rei poderia fazer. Elas foram obedientes ao Senhor e não deixaram que o medo de homens definisse o que elas fariam. Em nossas vidas, por mais que dificilmente enfrentemos situações tão críticas de vida ou morte, ainda assim nos deparamos com momentos em que obedecer a Deus pode gerar uma resposta negativa das outras pessoas. Nesses momentos, podemos lembrar do exemplo de Sifrá e Puá, que não temeram o que poderia acontecer com elas, pois confiavam em Deus, e isso resultou em bênçãos para as suas vidas. 


Em primeiro lugar, nos submetemos à lei de Deus

Não se confunda, nossa vida aqui na terra está repleta de leis humanas que devemos sim obedecer, mesmo que isso não nos pareça agradável, pois viver de forma obediente glorifica a Deus. No entanto, diante de leis ou ordens contrárias a Palavra de Deus, não devemos hesitar em obedecer primeiramente a Deus. O motivo da desobediência das parteiras não era egoísta, mas buscava agradar a Deus e beneficiar a muitos outros.


Coragem para obedecer

É necessário ter muita coragem para enfrentar as ordens de um rei, e é necessário ter mais coragem ainda para viver de maneira obediente a Deus. No entanto, podemos vem através da vida de Sifrá e Puá que a obediência a Deus é recompensada, e que vale a pena viver dessa maneira. Quando você se deparar com o medo de obedecer ao Senhor, lembre-se de quem Ele é, do seu poder e de seus atributos. Ao lembrarmos da sua soberania, encontramos força para obedecê-lo.


As parteiras usavam sua vida para o bem das pessoas, elas ajudavam mulheres a terem filhos e mesmo diante do perigo seguiram as ajudando. Que possamos olhar para esse relato como um incentivo de nos preocuparmos menos conosco, voltar os nossos olhos ao Senhor e dedicar nossas vidas ao cuidado do próximo, lembrando que assim como Deus é poderoso para recompensar a obediência e o altruísmo das parteiras, Ele pode agir da mesma forma em nossas vidas.







Referências base:

BÍBLIA DE ESTUDO DA FÉ REFORMADA. Tradução de João Ferreira de Almeida – Edição Revista e Atualizada. São Paulo: Editora Fiel, 2021.

WALTON, John. Comentário histórico e cultural da Bíblia: Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2018.

bottom of page