top of page
Foto do escritorDanielli Cadore

A mãe de Sansão - Fé em um Deus de Promessas

Deus não age como nós queremos, ele age como ele quer

"Os israelitas voltaram a fazer o que o Senhor reprova, e por isso o Senhor os entregou nas mãos dos filisteus durante quarenta anos. Certo homem de Zorá, chamado Manoá, do clã da tribo de Dã, tinha mulher estéril. Certo dia o anjo do Senhor apareceu a ela e lhe disse: ‘Você é estéril, não tem filhos, mas engravidará e dará à luz um filho. Todavia, tenha cuidado, não beba vinho nem outra bebida fermentada, e não coma nada impuro; e não se passará navalha na cabeça do filho que você vai ter, porque o menino será nazireu, consagrado a Deus desde o nascimento; ele iniciará a libertação de Israel das mãos dos filisteus.” Juízes 13.1-5


A história da mãe de Sansão se encontra no livro dos Juízes, e começa quando essa mulher estéril recebe a visita de um anjo do Senhor, que a diz que ela terá um filho que iniciará a libertação do povo de Israel dos seus inimigos filisteus, que já durava 40 anos. Esse anjo também lhe deu orientações e restrições que esse filho deveria cumprir referentes ao voto de nazireu (Nm 6.1-21), e que nesse caso já deveriam iniciar desde o ventre.


Quando ela conta sobre a visita ao seu marido Manoá, ele clama ao Senhor para que também veja o anjo e também receba as orientações sobre como cuidar do menino. Essa oração foi atendida e o anjo apareceu novamente, confirmando tudo que havia dito anteriormente, e diante de um holocausto oferecido por Manoá, o anjo sobe aos céus junto com a chama, o que atemoriza Manoá.


Na continuação do texto, vemos que Sansão de fato nasceu, e que o Espírito do Senhor agia sobre ele. A mãe de Sansão aparece poucas vezes mais no texto, no entanto, ao acompanharmos a vida de Sansão, vemos que várias vezes ele age em desacordo com aquilo que o Senhor aprova, mesmo sendo nazireu desde o ventre, evidenciando uma constante decadência em sua vida, não se parecendo em nada com aquele que libertaria o povo das mãos dos seus opressores.


Os ensinamentos da mãe de Sansão

Ela se moldou ao plano de Deus

Como pode ser visto na história, a mãe de Sansão precisou abrir mão de algumas coisas para viver aquilo que Deus planejou e ver o milagre de Deus acontecer. Sansão foi o único nazireu desde o ventre, e por isso sua mãe também teve que se abster. Então, ela viu seu ventre estéril gerando um filho. Muitas vezes na nossa vida nós podemos experimentar o desejo de viver milagres, mas sem querer abrir mão de nada, querendo milagres nos nossos termos e não nos termos de Deus. A verdade é que Deus realiza milagres de diversas formas, e muitas vezes nos dá o privilégio de participar da sua obra, não apenas esperando passivamente. Deus não age como nós queremos, Ele age como Ele quer, e nós temos que ter um coração disposto a nos moldar ao que Deus quer.


A vivência da fé em família

Essa história nos presenteia com uma família que vivia sua fé de maneira unida. Manoá e sua esposa viviam a fé em conjunto, não de uma maneira isolada, compartilhando suas experiências espirituais. Muitas vezes em nossas vidas caímos no erro de pensar que o importante é somente termos a nossa experiência de fé com Deus, deixando de lado o privilégio de desfrutar da vivência da fé em família. Além disso, muitas brigas, confusões e discussões sobre interesses individuais cairiam por terra se famílias buscassem ao Senhor juntas, pois quando uma família busca ao Senhor, compartilhando seus pedidos, anseios e agradecimentos, não existe espaço para orgulho ou para a soberba.


Ela não podia controlar o que seu filho faria

Na história, vemos um profundo interesse da mãe e do pai de Sansão em fazer aquilo que o anjo ordenou, mas nós não vemos a mesma disposição de obedecer a Deus da parte de Sansão. Sua mãe viu Sansão vivendo uma vida decadente, mas não podia fazer nada, e nós também não podemos culpá-la pela ação de seu filho. Existe atualmente uma constante “culpa materna”, onde mães avaliam seu relacionamento com o Senhor de acordo com a vida de seus filhos. Esse texto nos mostra, porém, que mesmo agindo corretamente, seu filho não seguiu o mesmo caminho. Não deixe que nada além da Palavra de Deus seja o avaliador da sua conduta e relacionamento com o Senhor. Antes de você ser mãe, você é uma filha de Deus, tenha os seus olhos fitos Nele e descanse.


A história da mãe de Sansão nos mostra sobre a importância de obedecer, de nos moldar ao plano de Deus, viver nossa fé em família e descansar nas promessas do nosso Senhor.






Referências base:

BÍBLIA DE ESTUDO DA FÉ REFORMADA. Tradução de João Ferreira de Almeida – Edição Revista e Atualizada. São Paulo: Editora Fiel, 2021.

WALTON, John. Comentário histórico e cultural da Bíblia: Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2018.


Comments


bottom of page