A mãe de Sansão - Fé em um Deus de Promessas
- Danielli Cadore

- 12 de jul. de 2024
- 4 min de leitura
Deus não age como nós queremos, ele age como ele quer
"Os israelitas voltaram a fazer o que o Senhor reprova, e por isso o Senhor os entregou nas mãos dos filisteus durante quarenta anos. Certo homem de Zorá, chamado Manoá, do clã da tribo de Dã, tinha mulher estéril. Certo dia o anjo do Senhor apareceu a ela e lhe disse: ‘Você é estéril, não tem filhos, mas engravidará e dará à luz um filho. Todavia, tenha cuidado, não beba vinho nem outra bebida fermentada, e não coma nada impuro; e não se passará navalha na cabeça do filho que você vai ter, porque o menino será nazireu, consagrado a Deus desde o nascimento; ele iniciará a libertação de Israel das mãos dos filisteus.” Juízes 13.1-5
A história da mãe de Sansão se encontra no livro dos Juízes, e começa quando essa mulher estéril recebe a visita de um anjo do Senhor, que a diz que ela terá um filho que iniciará a libertação do povo de Israel dos seus inimigos filisteus, que já durava 40 anos. Esse anjo também lhe deu orientações e restrições que esse filho deveria cumprir referentes ao voto de nazireu (Nm 6.1-21), e que nesse caso já deveriam iniciar desde o ventre.
Quando ela conta sobre a visita ao seu marido Manoá, ele clama ao Senhor para que também veja o anjo e também receba as orientações sobre como cuidar do menino. Essa oração foi atendida e o anjo apareceu novamente, confirmando tudo que havia dito anteriormente, e diante de um holocausto oferecido por Manoá, o anjo sobe aos céus junto com a chama, o que atemoriza Manoá.
Na continuação do texto, vemos que Sansão de fato nasceu, e que o Espírito do Senhor agia sobre ele. A mãe de Sansão aparece poucas vezes mais no texto, no entanto, ao acompanharmos a vida de Sansão, vemos que várias vezes ele age em desacordo com aquilo que o Senhor aprova, mesmo sendo nazireu desde o ventre, evidenciando uma constante decadência em sua vida, não se parecendo em nada com aquele que libertaria o povo das mãos dos seus opressores.
Os ensinamentos da mãe de Sansão
Ela se moldou ao plano de Deus
Como pode ser visto na história, a mãe de Sansão precisou abrir mão de algumas coisas para viver aquilo que Deus planejou e ver o milagre de Deus acontecer. Sansão foi o único nazireu desde o ventre, e por isso sua mãe também teve que se abster. Então, ela viu seu ventre estéril gerando um filho. Muitas vezes na nossa vida nós podemos experimentar o desejo de viver milagres, mas sem querer abrir mão de nada, querendo milagres nos nossos termos e não nos termos de Deus. A verdade é que Deus realiza milagres de diversas formas, e muitas vezes nos dá o privilégio de participar da sua obra, não apenas esperando passivamente. Deus não age como nós queremos, Ele age como Ele quer, e nós temos que ter um coração disposto a nos moldar ao que Deus quer.
A vivência da fé em família
Essa história nos presenteia com uma família que vivia sua fé de maneira unida. Manoá e sua esposa viviam a fé em conjunto, não de uma maneira isolada, compartilhando suas experiências espirituais. Muitas vezes em nossas vidas caímos no erro de pensar que o importante é somente termos a nossa experiência de fé com Deus, deixando de lado o privilégio de desfrutar da vivência da fé em família. Além disso, muitas brigas, confusões e discussões sobre interesses individuais cairiam por terra se famílias buscassem ao Senhor juntas, pois quando uma família busca ao Senhor, compartilhando seus pedidos, anseios e agradecimentos, não existe espaço para orgulho ou para a soberba.
Ela não podia controlar o que seu filho faria
Na história, vemos um profundo interesse da mãe e do pai de Sansão em fazer aquilo que o anjo ordenou, mas nós não vemos a mesma disposição de obedecer a Deus da parte de Sansão. Sua mãe viu Sansão vivendo uma vida decadente, mas não podia fazer nada, e nós também não podemos culpá-la pela ação de seu filho. Existe atualmente uma constante “culpa materna”, onde mães avaliam seu relacionamento com o Senhor de acordo com a vida de seus filhos. Esse texto nos mostra, porém, que mesmo agindo corretamente, seu filho não seguiu o mesmo caminho. Não deixe que nada além da Palavra de Deus seja o avaliador da sua conduta e relacionamento com o Senhor. Antes de você ser mãe, você é uma filha de Deus, tenha os seus olhos fitos Nele e descanse.
A história da mãe de Sansão nos mostra sobre a importância de obedecer, de nos moldar ao plano de Deus, viver nossa fé em família e descansar nas promessas do nosso Senhor.
Referências base:
BÍBLIA DE ESTUDO DA FÉ REFORMADA. Tradução de João Ferreira de Almeida – Edição Revista e Atualizada. São Paulo: Editora Fiel, 2021.
WALTON, John. Comentário histórico e cultural da Bíblia: Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2018.



This post beautifully explores faith and promises, resonating deeply with readers seeking spiritual meaning and encouragement. The heartfelt message inspires hope and reflection, connecting personal experience with universal truths. Alicia Coppola Biography offers a touching example of perseverance and belief that enriches the overall uplifting narrative here every single day.
Excelente análise. Que Deus te abençoe
Reliable education consultants in Qatar offer personalized counseling based on each student’s goals.
Small group tours unlock Morocco’s hidden treasures in ways that larger groups simply cannot match. In Morocco's medinas, such as the narrow, winding streets of Fes medina, small groups can better explore these areas—navigating ancient passageways with ease, engaging more intimately with local artisans, and enjoying authentic interactions with merchants in the bustling souks. Smaller groups can effortlessly maneuver through the twisting alleys of Morocco's historic markets, especially in Fes and Marrakech. The medinas of Fes and Marrakech are key destinations, celebrated for their vibrant souks and historical significance.
Get expert Tableau assignment help from Best Assignment Grade. We deliver accurate, plagiarism-free dashboards and reports on time.