top of page

Raabe – Graça, fé e obras

A verdadeira fé produz obras

"Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes.” Hebreus 11.31


A história de Raabe se encontra nos capítulos 2 e 6 do livro de Josué, e está relacionada com a conquista da terra prometida pelo povo hebreu. Depois de sair do Egito, o povo vagou pelo deserto por um longo período e, após a morte de Moisés, Josué foi comissionado a entrar com o povo na terra indicada por Deus. Assim, Josué enviou homens para espionar a terra que seria invadida, nesse caso em específico, a cidade de Jericó.


É nesse contexto que Raabe aparece, pois os espias enviados se hospedam em sua casa e são ocultados por ela. Em conversa com os espiões, Raabe reconhece os feitos e o poder do Senhor. Esses homens, que foram buscar na cidade informações que poderiam ajudá-los a conquistar a cidade, encontram em Raabe essa resposta, pois entendem através de sua fala que Deus os daria a vitória. No capítulo 6, vemos que durante a destruição da cidade, quando os muros estavam caindo, a vida de Raabe foi poupada e, ainda, que ela passou a viver entre os israelitas, ou seja, ela foi incluída no povo de Deus.


A história de Raabe se encerra no livro de Josué, mas seus ensinamentos são pertinentes até os dias de hoje. Seu nome ainda é mencionado três vezes no Novo Testamento: em Mateus 1.5, como fazendo parte da genealogia de Jesus; em Hebreus 11.31, na lista de heróis da fé, por ter tido fé em Deus e escondido os espias; e em Tiago 2.25, como sendo um exemplo de pessoa cuja fé gerou obras.


Os ensinamentos de Raabe

Ela reconheceu o poder de Deus

Como vimos, a função dos espias era identificar a situação do povo que seria atacado, como por exemplo contar o número de pessoas que faziam parte do exército, analisar as muralhas e os mantimentos. Porém, por meio de Raabe, os espias receberam informações mais importantes do que essas, ela os recordou do poder do Deus que estava ao lado deles na batalha. Raabe, tendo infinitamente menos conhecimento sobre Deus e sobre a lei, sabia reconhecer o poder desse Deus, de tal maneira que não se apega a esperanças vazias de que a cidade não seria conquistada, mas move-se como alguém que tem certeza de que Jericó seria conquistada mediante o poder de Deus e não por exércitos humanos. Raabe nos ensina a olhar mais para o poder de Deus do que para as situações. Na nossa vida nós podemos olhar para as situações e nos enganarmos profundamente, podemos pensar que temos o controle sobre tudo e não dependemos de Deus, ou olhar somente para as dificuldades e crer que é impossível ter uma saída. No entanto, não existe nada impossível para o nosso Deus, olhe para Deus e confie em Seu poder. 


Um lembrete da graça de Deus

Se formos sinceros, assumiremos que é surpreendente que de todas as pessoas da cidade de Jericó, quem foi salva foi a prostituta Raabe. Aos nossos olhos, essa é uma mulher de grande pecado e vida destruída, que vivia às margens da sociedade e que vivia extremamente rejeitada. No entanto, ela tinha algo que mudou o rumo da sua vida: fé. Muitas vezes podemos viver presos ao passado, julgando que não poderemos receber da graça e misericórdia de Deus por conta dos nossos pecados, mas essa história nos lembra que em Deus, com fé, podemos construir uma nova história. A história de Raabe mostra uma vida totalmente transformada. Ela não foi somente salva, como também, pela graça de Deus, foi incluída no povo de Israel. Você consegue imaginar tamanho privilégio? A graça de Deus atinge quem ela quer, não existe ninguém que não possa ser transformado pelo Senhor. Talvez você viva presa ao seu passado, às coisas que fez, aos pecados que cometeu, ou talvez se sinta inferior a outras pessoas, e diante disso eu quero te lembrar que, de toda uma cidade, quem foi salva foi Raabe, mediante sua fé. O que definiu qual seria o rumo da história dessa mulher foi o Senhor, não o seu passado. Raabe teve fé, e por ter fé, experimentou a graça do Senhor. Não deixe que qualquer sentimento de inferioridade te afaste de experimentar a graça transformadora do Senhor.



A fé que se manifesta

Raabe não é mencionada somente no Antigo Testamento, mas também como exemplo de fé nos livros de Hebreus e Tiago, por ter uma fé que se manifesta em obras. Ela não somente escutou e acreditou nas histórias que escutou sobre o Deus de Israel, mas também agiu de maneira coerente, como alguém que acredita. Ela professava o que cria com os lábios, mas também com atitudes. Quando cremos no Senhor, agimos como pessoas que creem. Se você diz acreditar em Deus, mas sua vida não possui nenhum fruto, é possível que sua fé não esteja firmada em Deus. Veja bem, ter fé não significa que você nunca mais irá pecar ou falhar, mas que a maneira que você vive os seus dias resplandecerá a fé que você proclama crer. Esse é um importante ponto para refletirmos com humildade e temor. Caso você perceba que somente está proferindo com os lábios que crê em Deus, mas suas ações não são condizentes, é tempo de voltar-se a Deus e buscar uma fé genuína, que produzirá frutos.


Raabe era uma mulher que vivia na escória da sociedade, mas que foi salva e restaurada pela fé. Nós podemos nos dias de hoje crer que muitas coisas podem nos “salvar” e dar sentido para a nossa vida, mas essa história nos lembra que o que de fato nos salva, não são os muros fortificados, mas a fé no Deus verdadeiro.








Referências base:

BÍBLIA DE ESTUDO DA FÉ REFORMADA. Tradução de João Ferreira de Almeida – Edição Revista e Atualizada. São Paulo: Editora Fiel, 2021.

WALTON, John. Comentário histórico e cultural da Bíblia: Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2018.


bottom of page