top of page

POR QUE ESTÁ COM TANTA PRESSA?

Esse texto é para você que está fazendo uma grande obra, e gostaria que ela ficasse pronta em um único dia. Deus poderia ter criado o mundo em um dia, mas decidiu fazê-lo em sete.

"No princípio criou Deus o céu e a terra.


E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.

E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro." (Gênesis 1.1-5)


Por que estamos querendo apressar as coisas?


Podemos encontrar contentamento em apenas fazer a "instalação elétrica" no primeiro dia, e dedicar mais tempo conversando com Deus, vendo um filme com a família, ao invés de doar todo o tempo do nosso dia a obra. "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu" (Ec 3.1). Não sei qual seu nível de responsabilidade nesse trabalho que está envolvida - quanto maior a responsabilidade que assumimos maior a chance de cobrarmos a nós mesmas, e de sermos cobradas pelos outros. Como você tem lidado com essas cobranças? Será que quer terminar logo o que começou apenas para se ver livre delas? Ou, quer completar o que iniciou por outros motivos?


Os motivos que lhe movem são os mesmos de quando começou? Esses motivos estão alinhados com os da Palavra de Deus? Ganhar visibilidade, aperfeiçoar o currículo, ser bem recompensada, estar em um lugar de reconhecimento social para engrandecer seu próprio nome, são motivos que tem encontrado lugar de hospedagem no seu coração? O próprio Senhor nos conduz à lugares de destaque - mas as nossas motivações precisam estar ligadas as de Deus, se queremos que o nome dele seja engrandecido, e não os nossos. (Mt 7.11; I Co 10.31).


Será que estamos "correndo" porque estamos com pressa para alcançar os troféus deste mundo, ao invés de "corrermos" a fim de sermos mais parecidas com Cristo?

Por que você quer tanto terminar o que começou?


O problema não é ter pressa, mas o porquê estamos com pressa. Com certeza existem bons motivos para nos apressarmos. Mas, será, que são pelos motivos do Pai que estamos nos apressando? E ainda que sejam pelos motivos dele, precisamos entender o tempo de cada coisa. Dedicar todo o seu tempo a grande obra que está fazendo e deixar de cuidar de si, da sua família, de estar "no secreto" com Deus, desenvolvendo intimidade com Ele, é negligenciar partes fundamentais da sua vida. Jesus disse a Marta:


"Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada". (Lucas 10.41-42)


A parte que Maria escolheu - está sentada aos pés de Jesus o ouvindo - é a melhor parte e o lugar que encontramos instrução para administrar os nossos dias.




bottom of page