top of page

AS SUFICIENTES 24H

Independente do status financeiro, profissão, poder, raça, sexo ou idade, todos os seres humanos possuem o mesmo tempo diário: 24 horas. Tem períodos da vida em que parece que faltam horas e que se fosse possível, muitos comprariam mais tempo. Já em outros momentos, parece que o dia passa lentamente e que não vai acabar nunca. A questão é a maneira como cada um administra esse período é o que difere cada pessoa. E muito mais do que isso, a qualidade das 24 horas irá interferir não apenas naquele dia, mas na vida como um todo.


No início do livro de Salmos podemos ler: “Feliz é aquele que não segue o conselho dos perversos, não se detém no caminho dos pecadores, nem se junta à roda dos zombadores. Pelo contrário, tem prazer na lei do Senhor e nela medita dia e noite. Ele é como a árvore plantada à margem do rio, que dá seu fruto no tempo certo. Suas folhas nunca murcham, e ele prospera em tudo que faz.” (Salmos 1.1-3) Através da leitura desse texto, podemos ver a presença de felicidade na vida de alguém que foge do que é mal, tem prazer na Bíblia e recebe uma promessa.


Não podemos sair desse mundo perverso e imoral em que vivemos, mas podemos fugir daquilo que não glorifica a Deus. Infelizmente, muito do que não glorifica a Deus é o que mais ocupa tempo do nosso dia: horas rolando o feed de redes sociais e alimentando sentimentos como raiva, inveja, lascívia, ciúmes e diversos outros; assistir séries, filme ou novelas que não edificam; juntar com amigos para falar ou fazer coisas que nos distanciam de Deus; ou então até mesmo coisas louváveis como trabalhar, mas de forma que se torna a maior prioridade de nossas vidas ou despertando competição não saudável, grosseria ou busca incansável por poder e reconhecimento.


O salmista nos mostra que a pessoa feliz é aquela que tem prazer na Palavra de Deus, meditando e estudando seus ensinos. Muitas vezes lotamos nossos dias de afazeres e achamos tempo para encaixar tudo, menos o tempo de leitura bíblica e oração. O que esquecemos é que é através do momento devocional que iremos nos aproximar mais de Deus, conhecê-Lo e ter entendimento de como seguir Seus caminhos. Dificilmente você conseguirá fugir do que é mau se deixar de buscar a Deus durante seu dia (e noite, como diz o salmista… é algo constante).


E então, recebemos uma promessa do nosso Senhor. Aquele que foge do mal e busca ao Senhor produzirá frutos e prosperará. Essa pessoa terá uma vida feliz, não apenas por realizações pessoais, mas por estar cumprindo a vontade do Senhor, glorificando-o e tendo a certeza da vida eterna com o Senhor.


Você não pode mudar a quantidade de horas que possui em seu dia, mas você pode melhorar essas 24 horas priorizando o que realmente importa. Como não incluir um tempo com o Senhor se a eternidade for algo importante para você? Como deixar de lado a leitura bíblica se você busca a verdadeira felicidade e realização? Tudo em nossa vida é questão de prioridade. Que tenhamos sabedoria para organizar nossa agenda e que nossa prioridade seja sempre glorificar a Deus a cada atividade do nosso dia.

bottom of page